12 de setembro de 2011

Portugal termina o comando da EUROMARFOR

Portugal entrega amanhã, 15 de Setembro, o comando da Força Marítima Europeia (EUROMARFOR). O Vice-Almirante Monteiro Montenegro, da Marinha Portuguesa, entrega o comando da Força Naval em cerimónia a realizar-se na Base Naval de Toulon, ao Vice-Almirante Xavier Magne, da Marinha Francesa.

A EUROMARFOR nasceu em 1995, quando França, Itália, Portugal e Espanha concordaram em criar uma força flexível que permitisse cumprir com as missões estabelecidas na Declaração de Petersberg (Alemanha), designadamente: Controlo do Mar; Missões Humanitárias; Operações de Manutenção de Paz (peacekeeping operations), Operações de Prevenção de Crises (patrulha marítima, limpeza de minas, etc) e Operações de Imposição da Paz (peace enforcement operations).

Destinada prioritariamente à União Europeia, a EUROMARFOR poderá ser empregue quer integrada no conjunto de forças NATO, como possível representante europeu, quer actuando sob mandato de outras organizações internacionais, tais como a ONU, OSCE ou ainda integrando uma coligação multinacional.

Durante o comando português a EUROMARFOR foi activada por quatro vezes, participou em cinco exercícios, envolvendo 21 navios e cerca de 2.500 militares dos quatro países membros. Portugal exerceu o comando pela segunda vez, sendo a primeira vez em 1998. O Comando da EUROMARFOR é exercido por rotação entre os países membros, actualmente por períodos de dois anos. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.