25 de outubro de 2011

"Base das Lajes é uma unidade vital para a Força Aérea"

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), general José Pinheiro, considerou hoje a Base Aérea das Lajes (BA4), na ilha Terceira, Açores, "uma unidade vital no dispositivo da Força Aérea Portuguesa".

"Constitui o garante da soberania e integridade do território nacional, como é exemplo de integração na comunidade e cumprimento do serviço público no socorro dos que precisam de auxílio no mar e no ar", afirmou o general na cerimónia de transferência de comando da BA4. O CEMFA sublinhou a acção de serviço público da Força Aérea Portuguesa nos Açores, salientando que "no último ano foram realizadas 900 horas de voo e evacuados 158 doentes" entre as ilhas do arquipélago e de navios que circulam no Oceano Atlântico ao largo dos Açores.

José Pinheiro presidiu à cerimónia de transferência de comando da BA4 para o coronel piloto-aviador Sérgio Ferreira, que substitui o coronel Alexandre Figueiredo. O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea apelou aos militares para que, "apesar da situação de crise, austeridade e consequente redução de meios humanos materiais e financeiros", continue a ser "dada a resposta até ao limite das possibilidades".

O novo comandante da BA4, Sérgio Ferreira, é natural das Lajes, na Terceira, de onde partiu com apenas três anos de idade, mas regressou em 1999 para comandar a Esquadra 711. Exerceu até ao momento aos funções de Chefe de Gabinete de Estudos e Planeamento, Director do Curso de Piloto Aviador, docente e chefe do Departamento de Ciências Aeronáuticas e Piloto Instrutor. (DN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.