25 de outubro de 2011

Actividades do NRP D. Francisco Almeida

Após ter prestado apoio ao navio mercante Dover (em 30 de Setembro), o N.R.P. D. Francisco de Almeida seguiu viagem até ao porto de Salalah. Durante este trajecto e após mais um voo de reconhecimento e vigilância por parte do Fénix, foi detectada uma embarcação de pesca suspeita vinda de costa e, no sentido de se investigar indícios de estar ligada a actos ou grupos de pirataria, foi efectuada a sua abordagem e consequente vistoria. Para este efeito foram empenhadas as equipas de segurança do navio que, a bordo, recolheram o máximo de informação possível, não tendo sido detectados comportamentos suspeitos, equipamentos ou armas passíveis de serem utilizadas em actos de pirataria.

Terminada esta acção de abordagem, o navio prosseguiu a sua missão na mesma área de patrulha junto à costa leste da Somália, onde no dia 02 de Outubro após a detecção de mais uma embarcação de pesca (Dhow) em trânsito, efectuou uma vistoria, não tendo sido encontrados também neste caso quaisquer indícios relacionados com a pirataria.

No final do dia 5 de Outubro, recebeu instruções para voltar ao IRTC (International Recommended Transit Corridor) para garantir patrulha nas áreas mais susceptíveis de ocorrerem actos de pirataria, onde no dia seguinte detectou uma embarcação de pesca tipo SHU’AI, tendo iniciado imediatamente a aproximação e estabelecidos os primeiros contactos.

A tripulação deste pesqueiro demonstrou sem hesitação uma postura cooperativa, permitindo a realização de uma visita pela equipa de segurança de bordo. Da visita efectuada não foram detectados quaisquer indícios suspeitos, encontrando-se a embarcação carregada de combustível e verificando-se a existências de 3 armas para defesa própria, tendo em conta o valor da sua carga.

No dia seguinte foi detectada outra embarcação tipo SHU’AI, desta vez carregada com barris de gasóleo, também com uma postura muito cooperativa por parte dos tripulantes, e sem se detectar nada de suspeito. Estes referiram que são comerciantes de combustível entre pequenos portos da Somália e do Iémen.

Na tarde do dia 09 de Outubro foi efectuada mais uma visita a uma embarcação de pesca tipo Iemenita que estava a transitar para norte, e demonstrando uma postura muito cooperativa, revelaram já se terem cruzado com embarcações de piratas, junto a um pequeno porto na costa da Somália, fornecendo mais informação importante.

A partir de 10 de Outubro, foi ordenado a patrulhar a costa norte da bacia da Somália, numa primeira fase afastado de costa, aproximando-se gradualmente dentro da área definida, detectando-se muitos movimentos de pequenas embarcações com artes de pesca junto a terra.

Em 11 de Outubro o NRP D.Francisco de Almeida efectuou patrulha junto aos portos da costa leste da Somália onde se suspeitava a existência de grupos de piratas activos. Detectando-se uma embarcação a vir de costa, efectuou-se uma aproximação, seguida de uma visita, não se tendo verificado quaisquer indícios suspeitos relacionados com a pirataria.

No dia seguinte efectuou um reabastecimento no mar com o USNS Joshua Humphreys, de combustível e de água. Desde o início da missão foi a quarta vez que foi reabastecido por este navio.
Em trânsito para o próximo porto de escala o navio cruzou-se com uma embarcação de pesca Iraniana e mais adiante com quatro do tipo SHU’AI, com as quais se estabeleceram contactos, e não se tendo revelado quaisquer indícios suspeitos.

Na manhã de 13 de Outubro, o N.R.P. D. Francisco de Almeida atracou pela segunda vez no porto de Salalah em Omã para mais uma escala logística. A estadia neste porto permitiu efectuar o abastecimento de géneros alimentares, receber material importante vindo de Portugal, tal como fazer manutenções essenciais ao navio e ao Helicóptero Orgânico embarcado. (EMGFA)

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