21 de outubro de 2011

Coronel Salvação Barreto comanda a partir de hoje BA11

Têm lugar hoje as comemorações do Dia da Base Aérea nº11 de Beja (BA11) que celebra 47 anos. Também hoje tem lugar a recepção do novo Comandante, o Coronel Piloto-Aviador Mário da Salvação Barreto que sucede ao coronel piloto-aviador Barros Ferreira, que comandou a unidade nos últimos dois anos.


O Coronel Piloto Aviador Mário Barreto é natural de Lisboa, onde nasceu em 1963. Ingressou na Academia da Força Aérea em Setembro de 1982, tendo sido Licenciado em Ciências Aeronáuticas em Março de 1988, após tirocínio nos Estados Unidos da América onde fez o Curso de Pilotagem UPT em T-41, T37 e T38, na Base Aérea de Vance, no estado do Oklahoma.

Concluiu o Curso Geral de Guerra Aérea em 1996 e, com o posto de Major, comandou a ESQ 201, tendo igualmente comandado o Destacamento desta Esquadra na Base Aérea de Aviano, em Itália, integrando as forças aliadas na preparação e durante a Operação Allied Force no conflito do Kosovo.


Entre 2007 e 2010 assumiu o cargo de oficial de Planeamento de Capacidades Militares na Divisão de Conceitos e Capacidades, no Estado-Maior da União Europeia, no sector militar do Conselho da União Europeia, em Bruxelas (Bélgica). De Outubro de 2010 até à presente data, desempenhou as funções de Chefe da Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Força Aérea.
Foi promovido a Coronel em Fevereiro de 2008 e da sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, nacionais e internacionais, como Ordem de Avis – Grau Comendador, Serviços Distintos – Grau Prata com Palma, Mérito Militar – 2ª Classe e da Cruz de S. Jorge – 1ª Classe. O Coronel Mário Barreto tem 2500 horas de voo.


A cerimónia do aniversário da Base Aérea decorre ao longo desta manhã e conta, entre outras iniciativas, com uma missa, com a imposição de condecorações, com a tomada de posso do novo comandante e com o desfile das forças em parada e dos meios aéreos. (Rádio Pax)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.