21 de outubro de 2011

Base Aérea de Beja celebra 47º aniversário e tem novo comandante

A Base Aérea n.º 11 (BA11) de Beja celebra 47 anos nesta sexta-feira, 21, e recebe como novo comandante o coronel piloto-aviador Mário Salvação Barreto, sucedendo ao coronel piloto-aviador Barros Ferreira, que comandou a unidade nos últimos dois anos.

A transferência de comando, a partir das 11h30, integra-se na cerimónia de comemoração anual do Dia da Unidade, que será presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general José Pinheiro.

Além da "passagem de testemunho" do comando, a cerimónia, que começou às 07h30, inclui, entre outras iniciativas, uma missa, imposição de condecorações e um desfile das forças em parada e de meios aéreos da BA11.

A BA11, instalada numa área com cerca de 800 hectares perto de Beja, foi criada em 1964 para corresponder aos acordos bilaterais entre o Estado Português e a então República Federal da Alemanha, para "proporcionar facilidades de treino operacional" para a Força Aérea Alemã, que ocupou a unidade militar até 1993.

Após a saída dos alemães, a Força Aérea Portuguesa passou a gerir a BA11, onde estão instaladas as esquadras 103, 552 e 601.

A Esquadra 103 "Caracóis", equipada com aviões Alpha-Jet, ministra instrução complementar de pilotagem em aviões de combate e conversão operacional.

A Esquadra 552 "Zangões", equipada com helicópteros Alouette III, executa operações de transporte aéreo táctico e ministra instrução básica e complementar de pilotagem em helicóptero, além de executar missões de apoio aéreo ao combate, busca e salvamento, transporte geral e ataque a incêndios.

A Esquadra 601 "Lobos", equipada com aviões Lockheed P-3P ORION, executa, como missões primárias, operações de patrulhamento marítimo, de detecção, localização, seguimento e ataque a submarinos e meios de superfície, e, como missões secundárias, operações de busca e salvamento e de minagem.

Além destas esquadras, a BA11 é utilizada por vários tipos de meios aéreos da Força Aérea Portuguesa e de outras forças aéreas estrangeiras para treino e exercícios.
Em 2007, a BA11 foi distinguida com a Medalha de Honra do Município de Beja, atribuída pela Câmara Municipal, pelos "serviços distintos e altamente meritórios prestados ao município". (CA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.