20 de outubro de 2011

CRISES MANAGEMENT EXERCICE 2011

Está em curso desde ontem , dia 19 e até 28 de Outubro, o exercício NATO CMX2011 (Crises Management Exercise). Este exercício que é o 17º a realizar-se desde 1992, foi concebido para colocar em prática procedimentos de gestão de crises da Aliança ao nível estratégico político.

O CMX2011 envolve cerca de 2.500 civis e militares distribuidos pelas capitais aliadas, na sede da NATO, e em ambos os Comandos Estratégicos: Strategic Commands at Allied Command Operation em MONS, BÉLGICA, e o Allied Command Transformation em NORFOLK, VIRGINIA. Além disso, e porque o exercício envolve o norte da área euro-atlântica, a Finlândia e a Suécia foram convidados a estar envolvidos neste exercício. Como observadores foram ainda convidados representantes da ONU, a UE, OSCE e do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

O cenário para o exercício é inteiramente fictício. A crise será baseada num cenário em foco na tarefa de defesa coletiva da NATO, envolvendo consultas com base no artigo 4 º e invocação potencial do artigo 5 º do Tratado de Washington, em consonância com novo Conceito Estratégico da OTAN adoptada na Cimeira de Lisboa em Novembro de 2010.

Em Portugal foi criada uma célula de acompanhamento e resposta localizada no Centro de Situação e Operações Conjuntas, do EMGFA, liderada por um elemento nomeado pelo Primeiro-ministro e que conta com a participação de representantes do MNE, do MDN, do MAI, do CNPCE e do SIRP. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.