12 de outubro de 2011

Dia do Exército - Comemorações sem desfile de viaturas militares

A cidade de Bragança acolhe este ano, entre 21 e 23 de Outubro, as comemorações do Dia do Exército marcadas pelas restrições orçamentais que levaram ao cancelamento do habitual desfile de viaturas militares, anunciou hoje aquela instituição.

O desfile de viaturas na parada militar “viria a onerar significativamente” o orçamento do evento, pelo que, atendendo à contenção de custos, a hierarquia militar decidiu excluí-lo do programa, segundo explicou o chefe de gabinete do Chefe de Estado Maior do Exército.

Rovisco Duarte falava na apresentação, em Bragança, do programa das comemorações e recusou revelar o orçamento do evento, considerando que “não é relevante”.

Indicou apenas que “está dentro do planeamento anual de custos do exército”.

O dia principal das comemorações é domingo, 23 de Outubro, com uma missa na Catedral de Bragança, seguida da parada militar com mil elementos, que será presidida pelo ministro da Defesa Nacional.

Além do Chefe de Estado-maior do Exército e de toda a hierarquia das forças armadas estará também presente o general Ramalho Eanes, antigo presidente da República, segundo adiantou o porta-voz do Exército, Jorge Pedro.

Uma das razões apontadas para a escolha de Bragança para assinalar o Dia do Exército é o facto de “muito do recrutamento para as forças armadas ser oriundo desta região”.

O evento será motivo de curiosidade para a população local que há quase 40 anos não tem proximidade com as lides militares, desde que foi extinto, em 1975, o batalhão de caçadores 3.

Estas comemorações descentralizadas são também “um apelo para recrutar jovens, já que um dos objectivos é a divulgação da imagem do Exército, nomeadamente junto das camadas jovens”, como disse aquele responsável.

O apelo será feito através de exposições de material e equipamento, demonstrações de para-quedistas, mas também acções direccionadas para toda a população como uma tenda de campanha para rastreios de saúde ou a padaria de campanha que vai oferecer, durante os dias das comemorações, pão e outros derivados gratuitos.

O programa inclui ainda as jornadas académicas em que vão ser discutidos temas como a presença e a importância do Exército para Bragança e a função social das forças armadas, nomeadamente nas crises nacionais.

Para o presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, “trata-se de uma iniciativa positiva para a região”.

“É para nós uma satisfação e orgulho poder acolher uma iniciativa de nível nacional”, afirmou.

Estas comemorações incluem ainda uma homenagem ao patrono do Exército, o Rei D. Afonso Henriques, que terá lugar a 24 de Outubro, mas em Coimbra, com a deposição de uma coroa de flores junto ao túmulo do primeiro monarca português. (Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.