12 de outubro de 2011

Prontidão na salvaguarda da vida humana

A Força Aérea Portuguesa empenhou, entre os dias 7 e 10 de Outubro, vários meios aéreos em missões de evacuação médico-sanitária e de busca e salvamento, nos Açores, na Madeira e em Portugal Continental, perfazendo um total de 8 missões de apoio às populações.

No dia 7 de Outubro, o primeiro pedido chegou de madrugada para evacuar dois doentes da ilha de Santa Maria para Ponta Delgada, sendo logo accionado um C-295M pertencente ao Destacamento Aéreo dos Açores. Também ao início da manhã, pelas 08H45, um EH-101 MERLIN, da Base Aérea Nº6 (BA6), no Montijo, foi empenhado para resgatar do navio mercante “FEHN CALAIS”, a cerca de 40 kms a oeste de Lisboa, um tripulante que apresentava problemas cardíacos. Ao cair da noite, o EH-101 destacado no Aeródromo de Manobra Nº3 recebeu um pedido de alerta para uma missão de Busca e Salvamento a noroeste do Porto Santo, motivada por um acidente entre um veleiro e um navio mercante. O único tripulante do veleiro refugiou-se numa balsa salva vidas de onde foi resgatado pelo EH-101.

Já no dia 8 de Outubro, foi empenhado um C-212 AVIOCAR pertencente ao Destacamento Aéreo da Madeira para transportar uma doente vítima de um acidente vascular cerebral do Porto Santo para a Madeira.

O dia 9 de Outubro foi também marcado por três evacuações médicas, uma de Lisboa para as Lajes, tendo sido accionado o C-295M destacado na Base Aérea Nº4 (BA4), outra do Porto Santo para a Madeira, na qual o C-212 AVIOCAR evacuou um doente com uma fractura de um membro superior e, a última, no continente para resgatar, a cerca de 120 Kms do Cabo Sardão, um tripulante do navio mercante “GRANAT” que necessitava de ser evacuado com urgência, missão esta que foi realizada por um EH-101 da BA6.

No dia 10 de Outubro, nos Açores, o helicóptero EH-101 da BA4 efectuou a evacuação de uma grávida de Angra do Heroísmo para o heliporto do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.

Todas estas solicitações de salvaguarda da vida humana comprovam a pronta resposta das tripulações e meios de alerta da Força Aérea que mantém um dispositivo em alerta 24 horas por dia e 365 dias por ano. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.