1 de novembro de 2011

Operação de assistência humanitária à Líbia

No âmbito de uma operação de assistência humanitária do Estado português, a Força Aérea empenhou no passado dia 27 de Outubro um C-130 para evacuar, da Líbia para Portugal, 20 pessoas feridas nos combates a fim de serem tratadas no Hospital da Força Aérea e do Exército.

A bordo do C-130 foram três equipas médicas, duas da Força Aérea e uma do Exército, que, após chegarem a Tripoli, começaram de imediato o processo de triagem tendo em conta o apoio hospitalar a ser prestado. Este processo, que teve o acompanhamento do Embaixador líbio acreditado em Portugal, ainda foi moroso, uma vez que no local também se encontravam equipas médicas de várias nacionalidades com a mesma missão, originando a recolha dos feridos para o C-130 apenas no dia 30 de Outubro.

Depois de reunidas todas as condições para o regresso a Portugal, o C-130 descola de Tripoli pelas 15H15 desse mesmo dia em direcção ao Aeródromo de Trânsito Nº1, em Figo Maduro, onde aterrou pelas 19H30.

À sua chegada já estava preparado o dispositivo de encaminhamento para os hospitais militares que foi responsável pela transferência dos feridos, a maior parte com traumatismos e queimaduras, da aeronave para as ambulâncias. O período previsto de tratamento e internamento dos feridos será de 30 dias, pelo que, após este período, será garantido a estes cidadãos o seu repatriamento. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.