30 de janeiro de 2012

Esquadra 502 comemora 57º aniversário

A Esquadra 502 "Elefantes" comemorou, no dia 28 de janeiro, na Base Aérea Nº6 , no Montijo, o seu 57º Aniversário.

A efeméride foi assinalada com um convívio entre gerações de militares ligados à história desta Esquadra, outrora com a designação de "Esquadra 32", quando operava as aeronaves Nord "Noratlas" e os JUNKER JU52 e, mais tarde, já como Esquadra 502, aos comandos do CASA C-212 Aviocar, substituído recentemente pela aeronave CASA C-295M .

Actualmente com doze aeronaves CASA C-295M, sete destas configuradas para Transporte Aéreo Tático e as restantes cinco para Vigilância Marítima, a Esquadra 502 tem demonstrado todas as suas valências, capacidade operacional, adaptação e preparação dos seus militares, para o cumprimento de um leque variado de missões, quer em Portugal (a partir da Base Aérea Nº6, no Montijo, onde está sediada, e nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, onde efetua Destacamentos Aéreos permanentes, na Base Aérea Nº4 , nas Lajes, e no Aeródromo de Manobra Nº3 , em Porto Santo), na salvaguarda da vida humana e apoio às populações, quer no estrangeiro, onde efetuou, no âmbito da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional das Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX), missões de reconhecimento e vigilância marítima, com vista à prevenção da imigração ilegal e a repressão das redes criminosas.

Ao longo do ano em que completou 57 anos, a Esquadra 502 realizou cerca de 700 horas de voo, no âmbito da FRONTEX, e cerca de 360 horas de voo, entre missões de Busca e Salvamento e Evacuações Aero-Médicas, com 199 doentes evacuados. Efetuou ainda, em colaboração com as Forças de Segurança, várias operações de combate ao narcotráfico, através de missões de vigilância, deteção, identificação e seguimento de alvos suspeitos.

Os resultados alcançados pela Esquadra 502 nas missões que executou, demonstram o elevado estado de prontidão, eficiência e eficácia do C-295M e dos militares que trabalham diariamente sob o lema "Sobre as Asas Ínclitas da Fama", em mais um ano em operação ao serviço da Força Aérea Portuguesa. (F.A.P)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.