24 de janeiro de 2012

PITVANT: configuração da plataforma Antex como plataforma UAV

No âmbito do Projeto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não-Tripulados (PITVANT) a Academia da Força Aérea (AFA) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) têm, desde Outubro de 2011, concentrado grande parte das suas actividades na configuração de uma das plataformas Antex de 150 kg de peso máximo à descolagem, como plataforma para voo autónomo (UAV). Com este objetivo tem-se procedido, desde então, a todo um conjunto de testes de voo radio-comandado (RC) no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea , na Ota, no sentido de avaliar a fiabilidade e qualidades de voo desta plataforma.Os testes realizados até ao momento excederam as expetativas relativamente ao desempenho desta plataforma prevendo-se, em face dos bons resultados obtidos, realizar o primeiro voo UAV a partir do segundo trimestre deste ano. No segundo semestre prevê-se a realização dos primeiros voos autónomos fora de linha de vista, sobre o mar. A partir de 2013 a realização destes voos UAV sobre o mar terá como objectivo, entre outros, avaliar a exequibilidade da integração deste tipo de plataformas UAV em missões de vigilância marítima e busca e salvamento.

Muito recentemente foram ainda desenvolvidos e testados procedimentos para descolagem por catapulta de plataformas UAV com peso máximo à descolagem até 20 kg.

O projeto PITVANT ultrapassou, recentemente, a realização de 400 voos autónomos, com um total acumulado de mais de 160 horas de voo, sendo considerado o grupo de investigação europeu, na área dos UAV, que desenvolve maior actividade neste domínio. (FAP)

Características operacionais da plataforma Antex


Peso máximo à descolagem: 150kg

Envergadura: 5.5m

Carga útil: 35kg

Autonomia expectável: 5h - 8h

Velocidade máxima: 70kts

Altitude máxima: 13000ft

Motor combustão interna

Descolagem autónoma

Voo autónomo

Aterragem autónoma

Transmissão vídeo em tempo real

Sistema computacional

Payload configurável

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.