24 de janeiro de 2012

Reunião do Comité Militar da NATO 2012

O CEMGFA, General Luis Araújo, esteve em Bruxelas na Primeira Reunião do Comité Militar da NATO sob a presidência do General Knud Bartels (CMC) que decorreu entre 18 e 19 de janeiro.

Na reunião estiveram presentes para além dos representantes de 67 países, entre Membros da NATO e parceiros, os dois Comandantes Estratégicos da NATO, Almirante Jim Stavridis (SACEUR) e o General Stéphane Abrial (SACT) e o Chairman do comité militar da UE, General Hakan Syren.

A reunião serviu de preparação para a reunião de Ministros de defesa a ter lugar nos dias 2 e 3 de fevereiro que terá como pano de fundo o Chicago Summit em Maio. Os assuntos em discussão focaram-se nas Parcerias , Smart Defence e nas Operações NATO no Afeganistão e no Kosovo.

No período dedicado à operação no Afeganistão o General John R. Allen (COMISAF) e o Embaixador Simon Gass (Alto Representante Civil NATO) efectuaram um brifingue de situação que incluiu uma abordagem aos progressos no processo de transição.

Posteriormente, juntamente com os parceiros para o Diálogo do Mediterrânico (Algeria, Egypt, Israel, Jordan, Mauritania, Morocco, Tunisia), os membros do Conselho discutiram as implicações das recentes alterações politicas na região do Mediterrâneo e do Médio Oriente na cooperação militar no âmbito do Diálogo do Mediterrâneo.

O segundo dia começou com a operação no Kosovo. O Comité Militar na presença do Major-general Erhard Drews (COMKFOR) e o Sr. Xavier Bout de Marnhac (Chefe da EULEX) foi informado pelo SACEUR da atual situação na região. Na sua intervenção, avaliou a situação como calma mas volátil e enfatizou a necessidade de serem levadas a cabo mais iniciativas ao nível politico que possibilitem uma paz sustentável. A redução do contingente da KFOR continuará condicionada à avaliação de indicadores de condição.

O resto do dia foi utilizado para discussões sobre os Desafios Operacionais bem como sobre a transformação e a implementação da Nova Estrutura de Comandos. Na abertura deste periodo o CMC destacou a importancia vital que a interligação entre os processos de Transformação, de Contingency Planning e da implementação da nova estrutura de comandos tem para a segurança da Zona Euro-Atlântica.(EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.