13 de fevereiro de 2012

Coreia do Sul quer formar pilotos em Portugal

A Coreia do Sul pretende construir em Portugal um centro de formação de pilotos que terá jactos supersónicos militares de formação (T-50) da Indústria Aeroespacial Coreana (KAI), informou hoje uma fonte governamental, citada pela agência de notícias sul-coreana Yonhap.

A fonte do Ministério da Defesa sul-coreano, que não quis ser identificada, disse que Portugal foi escolhido como parceiro numa negociação inicial, no ano passado, para o consórcio internacional militar do centro de formação de voo (IMFACC, sigla em inglês).

A mesma fonte disse que as negociações finais estão em andamento e estão a resolver detalhes que poderão levar à assinatura de um memorando de entendimento já no próximo mês.

O plano do IMFACC vai fazer a Coreia do Sul injectar 300 mil milhões de wons (202 milhões de euros) em 30 anos para a criação de um centro de formação de pilotos de jactos.

O centro será ocupado por instrutores sul-coreanos que serão encarregados da formação de pilotos estrangeiros nas aeronaves da KAI.

Os T-50 Golden Eagle estão a serviço da Força Aérea sul coreana e são aviões de formação com características de voo semelhantes a muitos caças e aviões de ataque de primeira linha.

Seul tem examinado vários locais para um IMFACC, visitando os Estados Unidos, Austrália, Filipinas e na Espanha, como parte do seu programa para atrair o interesse internacional no jacto sul-coreano.

Actualmente, a Indonésia tem uma encomenda de T-50 e planeia usá-los para o treino avançado dos pilotos da sua Força Aérea. (Tvi 24)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.