9 de fevereiro de 2012

PITVANT adquire conhecimento com Destacamento da Esquadra Belga de aeronaves não-tripuladas

Na sequência de contactos mantidos no âmbito do Projeto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não-Tripulados (PITVANT) , por parte da Academia da Força Aérea (AFA), no 19th International Seminar of the Alfredo Kindelán Chair, subordinado ao tema "Training, management and operation of UAV's", organizado pela Força Aérea Espanhola, de 17 a 20 de novembro de 2009, em Madrid, e onde estiveram presentes delegados de todas as Forças Aéreas Europeias, houve a oportunidade de organizar um destacamento, em Portugal, do sistema UAV B-Hunter, pertencente ao 80th Squadron da Força Aérea Belga (FAB).

Este destacamento, constituído por 4 unidades daquele sistema, decorreu de 25 de outubro a 25 de novembro de 2011, tendo como base de operação a Base Aérea Nº11 , em Beja.

O sistema UAV B-Hunter é de fabrico israelita (Israel Aircraft Industries), utiliza tecnologia dos anos 90, e está vocacionado para missões de reconhecimento.

Entre outras, destacam-se as seguintes características operacionais deste sistema: 727 kg de peso máximo à descolagem, capacidade para carga útil (sensores) de 70 kg, autonomia de 10 a 12 horas e alcance máximo de 100 km.

Realça-se que a FAB opera este sistema desde 2001 e tem experiência operacional na utilização deste tipo de plataformas aéreas não-tripuladas em cenários operacionais na Bósnia-Herzégovina e no Congo. Dispõe de 18 unidades daquele sistema, cujo custo total foi de 60 M€.

O destacamento foi permanentemente acompanhado por elementos do projeto PITVANT que tiveram a oportunidade de: assistir a diversos briefings dados pelo Comandante do destacamento Belga a propósito da atividade desenvolvida pelo 80th Squadron da Força Aérea Belga; visitar o hangar em que se encontravam as plataformas e as respetivas estações de controlo de terra, de modo a observar de perto detalhes de todo o sistema; observar e analisar todos os procedimentos de preparação e operação em voo das plataformas; avaliar as capacidades técnicas e operacionais do sistema; e observar, in loco, a forma como é feita a coordenação das operações com o Controlo de Tráfego Aéreo, bem como os procedimentos de comunicação e segurança adotados na operação desta plataforma.

Decorrente do acompanhamento da operação do sistema UAV B-Hunter, as principais informações/conclusões recolhidas, de interesse para o projeto PITVANT, foram as seguintes:

Embora se trate dum sistema operacional, muitas das funcionalidades nele em uso são equivalentes às disponibilizadas, tanto nas plataformas como na Estação de Terra do projeto PITVANT;
Trata-se de um sistema que, em termos gerais, é relativamente antigo, o que aliado ao facto de ser um sistema fechado, faz com que utilize alguma tecnologia que, entretanto, se encontra descontinuada. Refere-se, a propósito, que alguma da tecnologia em operação nas plataformas PITVANT está muito à frente da utilizada naquele sistema, nomeadamente, no âmbito da integração de sistemas de navegação GPS e de inércia; de opções e animações gráficas das consolas de operação da Estação de Terra; da facilidade de implementação e de integração de novos software e hardware de missão;
A arquitetura do sistema de comando e controlo/comunicações é em tudo semelhante à adotada no projeto PITVANT;
O conjunto de procedimentos de operação em terra e no ar para plataformas UAV, desenvolvidos e testados ao longo dos três anos de duração que já leva o projeto PITVANT, são bastante similares aos utilizados pelo 80th Squadron da Força Aérea Belga na operação do seu sistema;
Por fim, é de salientar, a grande mobilidade das estações de terra do sistema UAV B-Hunter, característica que permite fazer destacamentos com grande eficiência.
Deste acompanhamento ao Destacamento do 80th Squadron da Força Aérea Belga resultou, para a equipa do projeto PITVANT, a oportunidade de adquirir valioso conhecimento no âmbito de procedimentos relativamente à coordenação do voo de plataformas UAV, não só com o Controlo de Tráfego Aéreo, mas também com outras plataformas em voo, bem como de procedimentos de comunicação e segurança. (F.A.P)

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