23 de março de 2012

Ministro da Defesa Nacional- "É NECESSÁRIO REVER O CONCEITO ESTRATÉGICO DE DEFESA NACIONAL»

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou que é necessário rever o Conceito Estratégico da Defesa Nacional para definir em termos de Estratégia Nacional de Segurança e Defesa as missões a realizar pelos militares e fazer a respetiva adaptação em termos de recursos.

Aguiar-Branco falava em entrevista à RTP, a propósito da necessidade das reformas em curso nas Forças Armadas portuguesas.

«Temos, no orçamento das Forças Armadas portuguesas, mais de 80 % do dinheiro destinado a pessoal e até 20 % para operação e manutenção», explica o Ministro da Defesa. Contudo, as «Forças Armadas existem para fazer operações» e estas constituem «um produto que importa aumentar».

Sobre as promoções recentemente anunciadas, Aguiar-Branco explicou: «Acho que tem de haver promoções nas Forças Armadas, a especificidade militar a isso obriga». Conceptualmente «nós podemos discutir se deve ou não deve haver Forças Armadas: eu acho que sim, mas tem de ser numa lógica em que a sua estrutura possa funcionar».

Para o Ministro da Defesa Nacional a solução para ocorrerem as promoções, sem que isso represente um aumento da despesa com a Defesa, passa pela «restruturação, racionalização de equipamentos» e aumento de sinergias. Estes são alguns dos caminhos apontados e que, conforme indica, estão a ser estudados em conjunto com as chefias militares. A este propósito, Aguiar-Branco acrescenta: «A relação entre o Ministro da Defesa e os militares é excelente; a confiança é exemplar e a transparência é total». (MDN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.