23 de abril de 2012

Ministro da Defesa Nacional - "É PRECISO «CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO» PARA ULTRAPASSAR DIFICULDADES"

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou que para ultrapassar as dificuldades é preciso «criatividade e inovação», tal como foi apanágio da Batalha dos Atoleiros, para se «fazer o que nunca foi feito».

Durante as comemorações dos 628 anos da Batalha dos Atoleiros, entre Fronteira e Sousel, que teve como ponto alto a inauguração do Centro de Interpretação no local, Aguiar-Branco pediu aos portugueses a mesma «determinação» para combater as dificuldades atuais.

«É importante para nós hoje acreditarmos que é possível vencer as dificuldades por mais complicadas elas se coloquem», explicou o Ministro da Defesa Nacional, acrescentando que é fundamental que os portugueses possuam a «vontade e o caráter de acreditar» e coloquem de parte uma visão «miserabilista» da situação.

A Batalha dos Atoleiros ocorreu a 06 de abril de 1384, no sítio pantanoso de Atoleiros, entre Fronteira e Sousel. Nessa batalha, Nuno Álvares Pereira venceu a cavalaria castelhana, apesar de esta ser em maior número, utilizando pela primeira vez a tática do quadrado. Da parte portuguesa não se registaram mortos, nem feridos, ao contrário dos invasores que sofreram pesadas baixas.

Questionado sobre a situação na Guiné-Bissau, Aguiar-Branco referiu que o Governo continua a acompanhar os desenvolvimentos e que os militares portugueses estão preparados para executar uma operações de evacuação, caso seja necessário.

«É uma situação que nós acompanhamos a par e passo, com o cuidado de ter as condições para, se for necessário, fazermos a operação de evacuação que esperamos não aconteça», disse o Ministro da Defesa. (MDN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.