23 de abril de 2012

Ministro da Defesa Naconal - «CONTINUAMOS A CUMPRIR A NOSSA MISSÃO DENTRO DO QUADRO QUE ESTAVA PREVISTO NA CIMEIRA DA NATO»

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou que Portugal continua a cumprir a sua missão «dentro do quadro que estava previsto da Cimeira da NATO em Lisboa» e que o número de militares portugueses no Afeganistão irá manter-se, naquela que considera ser «a missão mais difícil das Forças Armadas» e que muito tem contribuído para «o prestígio de Portugal no contexto das nações».

Na chegada de um grupo de 126 militares do 3.º Contingente da ISAF (International Security Assistance Force), que terminou a sua missão de seis meses naquele teatro de operações, Aguiar-Branco explicou que o número de militares portugueses atualmente em território afegão «é da mesma ordem de grandeza [em relação aos que chegaram]», realçando que «a perspetiva é de manter o mesmo número».

«Continuamos a cumprir a nossa missão dentro do quadro que estava previsto da cimeira da NATO em Lisboa», explicou o Ministro da Defesa, no Aeroporto Militar de Figo Maduro, Lisboa, onde os militares eram esperados pelas famílias.

Aguiar-Branco aproveitou a ocasião para agradecer aos militares «o contributo que deram para a segurança mundial e para o reforço do prestígio de Portugal no contexto das nações», referindo que «todos os portugueses podem estar orgulhosos, porque contribuímos para uma missão que tem caraterísticas especiais de salvaguarda da segurança mundial bem como contribui para o prestígio da intervenção das Forças Armadas portuguesas o que é reconhecido internacionalmente».

Recorde-se que, em território afegão, ficaram cerca de 150 militares portugueses dos três ramos das Forças Armadas, tendo já passado por aquele teatro de operações mais de 2 100 militares portugueses, desde 2002. (MDN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.