18 de abril de 2012

O ministro da Defesa português reafirma exército está preparado para evacuação na Guiné-Bissau

O ministro da Defesa português disse hoje em Bruxelas que o Governo avalia «a par e passo» a situação na Guiné-Bissau e garantiu que as Forças Armadas estão preparadas para uma eventual operação de evacuação de cidadãos portugueses.

«Estamos a acompanhar (a situação) desde o primeiro momento, com todo o cuidado, a fazer uma avaliação a par e passo, de modo a que, se for necessário, estejamos em condições de poder fazer qualquer operação de evacuação», disse José Pedro Aguiar-Branco, escusando-se a fazer mais comentários, alegando que «este tipo de operação merece um recato comunicacional também».

Falando à margem de uma reunião de ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros da NATO, Aguiar-Branco sublinhou que «aquilo que os portugueses todos podem estar tranquilos é que, mais uma vez, as Forças Armadas estarão em condições de responder a esse desafio (de proceder a uma operação de evacuação), caso ele se venha a revelar necessário».

Questionado sobre os custos financeiros da operação, o ministro da Defesa respondeu que «há um momento de agir e há um momento de prestar contas».

«O momento de agir é este, e depois, com certeza, serão prestadas as contas da operação, quer quanto à sua natureza, quer quanto ao seu resultado, quer quanto ao seu custo», finalizou. Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.