2 de abril de 2012

Pilotos terminam Curso da Fase Avançada de Pilotagem em Helicópteros

Foram quatro os Pilotos-Aviadores que terminaram mais uma das rigorosas etapas que esta especialidade exige para operar os helicópteros.

Os Alferes Nelson Matos, Henrique Fernandes, João Janeiro e Victor Silva, concluíram o Curso da Fase Avançada de Pilotagem em Helicópteros, na Esquadra 552 "Zangões", sediada na Base Aérea Nº11, em Beja, aos comandos da aeronave ALOUETTE III.

Para concluir o Curso, os Pilotos-Aviadores passaram pelas 5 fases de formação que o compõem. A primeira designa-se por H1 - Contacto Básico, na qual os oficiais cumpriram missões básicas de voo, acumulando experiência e conhecimento, que os preparou, entre outras situações, para o primeiro voo a solo. De seguida, passaram para a fase H2 - Contacto Avançado, na qual efetuaram missões várias, tais como: voo à carga máxima; voo de montanha; voo noturno; voo de recuperação por guincho e carga suspensa. Concluída esta fase do curso, os pilotos efetuaram H3 - Navegação por Instrumentos, que exigiu a pilotagem da aeronave sem referências visuais externas, apenas com recurso aos instrumentos de voo e instrumentos de navegação. Seguiu-se a fase H4 - Navegação VFR (Visual Flight Rules), que consistiu na navegação por carta aeronáutica, à escala de 1/500.000 e 1/50.000. Por último, efectuaram um voo a duas aeronaves, designado por H5 - Voo de Formação, na qual treinaram procedimentos de operação em missões que envolvem a participação de várias aeronaves.

Cumpridas 91 missões e 106 horas de voo, e ultrapassadas todas as fases do Curso, com aproveitamento, os quatro Pilotos-Aviadores juntam-se agora aos camaradas das esquadras de helicópteros reforçando o efectivo da Força Aérea no cumprimento da Missão. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.