13 de maio de 2012

1º Batalhão de Infantaria - 1º Mês de Missão no Kosovo

O 1º Batalhão de Infantaria (1BI), da Brigada de Intervenção (BrigInt), Força Nacional Destacada (FND) no Teatro de Operações (TO) do KOSOVO, iniciou a sua missão, como Reserva Tática da Kosovo Force (KFOR) sob a designação de KTM (Kosovo Force Tactical Reserve Manoeuvre Battalion), em 25 de Março de 2012, e completou durante o mês de Abril, o seu 1º mês de missão no KOSOVO.

A cerimónia que materializou o início da missão no Kosovo foi presidida pelo Comandante da KFOR (COMKFOR), Major-General ERHARD DREWS, e contou com a especial presença do Comandante da BrigInt, Major-General ANTUNES CALÇADA. A Cerimónia consistiu na entrega da Bandeira Nacional ao Cmdt do 1BI, TCor INF José Sá, pelo MGen ANTUNES CALÇADA, e na entrega do guião da KTM ao novo Cmdt da KTM, TCor INF José Sá, pelo MGen ERHARD DREWS, perante a formatura geral de todos os militares portugueses do 1BI, do Grupo de auto Metralhadoras (GAM) e do contingente Húngaro que integra a KTM.

As atividades desenvolvidas pelos militares do 1BI durante este primeiro mês, inseridas nas tarefas da KTM, assentaram maioritariamente em tarefas de âmbito operacional, nas quais estão inseridos, o treino, exercícios, reconhecimentos e operações da KFOR. No entanto, foram efetuadas algumas atividades em apoio à KFOR e algumas atividades protocolares.

No âmbito operacional, foi conduzido o exercício da Full Operacional Capability (FOC) da BCoy, que materializou o final do período de adaptação ao Teatro de Operações do Kosovo. Foram também executados testes de prontidão da KTM, mediante a ativação do seu plano de carregamento e do plano de defesa ao aquartelamento. No cumprimento do plano de treino operacional, foram efetuados treinos com alguns dos meios que a KTM poderá dispor no cumprimento da sua missão, tais como, meios aéreos (helicópteros), para praticar os procedimentos de embarque e desembarque, como também, procedimentos de evacuação médica. Foram conduzidos alguns treinos conjuntos, envolvendo as unidades que, normalmente, ficam sob controlo tático (TACON) da KTM, que é o caso do Freadom of Movement Detachment Nº2 (FoMD#2) - reforçado com um carro de combate de engenharia Alemão, e o Water Cannon Squad (WCSQD). Ainda no âmbito operacional, e no apoio da KTM à missão da KFOR, os militares portugueses contribuíram, desde o dia 14 de Abril, com sua a presença na parte norte da cidade de MITROVICA, nomeadamente, na execução de patrulhas e de alguns reconhecimentos. Ainda recentemente, contribuíram também, para um ambiente estável e seguro no Kosovo (como está previsto na sua missão), durante o período eleitoral Sérvio no território do Kosovo, monitorizado pela OSCE.

No âmbito do apoio à KFOR, noutras atividades não operacionais, foi prestado apoio ao treino da Kosovo Security Force (KSF), na calendarização de ações de formação, a terem lugar, por sua vez, durante o mês de Maio. No âmbito do programa de rotação das forças Húngaras da KTM, foi também dado apoio à formação, inserida no programa do Key Leaders Training do novo contingente Húngaro, cuja chegada está prevista para Agosto.

A KTM, durante este primeiro mês, contou também com algumas atividades protocolares, e celebrações de efemérides, das quais se destacam, a Cerimónia da TOA, a 1ª formatura do 1BI e da KTM (com a inclusão do contingente húngaro da KTM) e a celebração pascal portuguesa, com a presença da comunidade portuguesa presente no KOSOVO.

Com um mês já volvido, o 1BI integrou a KTM com o espírito de missão bem definido, familiarizando-se com o Teatro de Operações, e integrou-se com sucesso com as forças que partilham uma causa comum em terras do KOSOVO - a KFOR. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.