7 de junho de 2012

A fragata Corte-Real regressa no sábado a Lisboa

A fragata Corte-Real, da Marinha portuguesa, regressa no próximo sábado à Base Naval de Lisboa, depois de uma missão na Somália.

A embarcação integrou a Operação Atalanta, de 26 de março a 21 de maio, e, segundo comunicado da Marinha citado pelo Público, na qual foram eliminadas bases logísticas em terra de apoio a grupos de piratas.

O navio português escoltou embarcações que transportaram ajuda alimentar à Somália. Efectuou ainda operações de vigilância e patrulha no Corredor de Trânsito Internacional Recomendado, no Golfo de Áden, estreito de Bab Al Mandeb e Mar Vermelho.

Outra das funções da fragata Corte-Real foi abordar navios considerados suspeitos de envolvimento em actividades de pirataria.

Do total de 201 tripulantes constam cinco oficiais da Marinha moçambicana, que observaram os procedimentos, com o objectivo de reforçar os laços de cooperação entre Portugal e Moçambique.
Quando chegar a Lisboa, a fragata recebe a bordo o Chefe do Estado-Maior da Armada, José Saldanha Lopes, o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, e o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Luís Esteves de Araújo. (Bola)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.