11 de julho de 2012

Exercício “RAPID ENVIRONMENTAL PICTURE 2012” (REP 12)

A Marinha, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), realiza de 9 a 20 de julho, nas zonas de Sesimbra, Tróia e Santa Cruz, o Exercício “Rapid Environmental Picture 2012” (REP12), o qual visa demonstrar e testar veículos autónomos no apoio a operações navais.

O exercício REP12 associa as áreas da Defesa e Segurança, Investigação & Desenvolvimento e Indústria, contando por isso com a participação de várias outras instituições e empresas nacionais e internacionais, como o Center for Maritime Research and Experimentation (CMRE) da NATO, o Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI), a Universidade da Califórnia em Berkeley, a Norwegian University of Science and Tecnology, o INESC-Porto, a Technion, a Liquid Robotics (que participa com um Wave-Glider veículo autónomo que utiliza a energia das ondas para se movimentar), a OceanScan, a Evologics e a Guarda Costeira Americana. É ainda de destacar a participação, pela primeira vez, da Força Aérea Portuguesa com a utilização e desenvolvimento de veículos autónomos aéreos no âmbito do projeto PITVANT.

Ao todo prevê-se que sejam usados 10 veículos submarinos, 7 veículos de superfície e 7 veículos aéreos. Parte do exercício decorre nas áreas de Sesimbra e Tróia, onde cerca de 30 investigadores, entre militares e civis, vão embarcar no NRP Bacamarte. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.