11 de julho de 2012

Exercício entre F-16 portugueses e belgas

Decorreu entre os dias 18 e 29 de junho, na Base Aérea Nº5 (BA5), em Monte Real, um exercício conjunto entre a Força Aérea Portuguesa e a Força Aérea Belga, no qual participaram 12 pilotos belgas (entre instrutores e instruendos) com 7 aeronaves F-16.

Estes pilotos operam aeronaves similares aos "caças" da Esquadra 201 e da Esquadra 301, com os quais desenvolvem as missões, num ambiente de cooperação, que se revelou de extrema importância para a European Participating Air Forces (EPAF).

A realização deste exercício e a interoperabilidade entre as forças, permitiu aos pilotos a troca de experiências, baseada na aprendizagem mútua, que se refletiu na capacidade de adaptação aos diferentes métodos de trabalho, que faz com que num teatro real de operações, os resultados sejam mais positivos.

As excelentes condições climatéricas que este destacamento aéreo encontrou em Portugal e as condições logísticas e operacionais, inerentes à BA5 e ao Campo de Tiro, para a realização deste tipo de exercícios, possibilitaram aos pilotos uma maior continuidade nos treinos e uma maior maximização dos recursos necessários para tal operação. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.