17 de julho de 2012

Forças Aéreas europeias no céu de Portugal

Aproveitando as características geográficas e climatéricas de Portugal, a Agência Europeia de Defesa (AED) atribuiu ao nosso país a organização do Hot Blade 2012, que decorre entre os dias 4 e 18 de Julho, no Aeródromo de Manobra n.º 1 em Maceda-Ovar, sendo a Força Aérea Portuguesa a entidade responsável pelo planeamento e condução deste exercício.

A presente edição do Hot Blade, financiada pelo Luxemburgo, trouxe a Portugal as forças aéreas da Áustria, Bélgica, Finlândia, Alemanha e Holanda, sendo que Suécia e Reino Unido surgem apenas no papel de observadores, perspetivando-se uma possível integração em exercícios futuros.

Durante os dez dias, estão previstas mais de mil horas de voos e cerca de 500 saídas (60 por dia), envolvendo mais de 2600 pessoas e 27 aeronaves.

No plano deste Hot Blade 2012 constam as seguintes missões, executadas, em jeito de simulação, num ambiente operacional quente, a grande altitude e empoeirado: assalto aéreo; operações especiais; transporte de carga aérea; apoio aéreo próximo; proteção a veículos de ajuda humanitária; operações de reconhecimento e segurança; busca e salvamento em zonas de conflito; resgate de altas individualidades; extração de elementos militares e não militares e evacuações médicas.

Com vários países em ação, estes exercícios visam criar um ambiente operacional combinado (multinacional) e conjunto (forças aéreas, marítimas e terrestres) semelhante ao das atuais operações militares internacionais. (B)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.