17 de julho de 2012

Exercício "LOBO 12"

O Comando Operacional da Madeira (COM) realizou no período de 3 a 5 de julho de 2012 o exercício de comunicações (SIGEX) LOBO 12, que teve como objetivo principal treinar a utilização e obter um melhor conhecimento das possibilidades e limitações do Sistema Integrado de Comunicações de Segurança, Emergência e Defesa da Madeira / Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SICOSEDMA/SIRESP) por parte do Comando Operacional da Madeira e das unidades e órgãos da Marinha, do Exército e da Força Aérea sedeados na Região Autónoma da Madeira. Estiveram igualmente presentes observadores do Estado-Maior-General das Forças Armadas e do Comando Operacional dos Açores.

Por outro lado, pretendeu-se também treinar os procedimentos de interoperabilidade entre os utilizadores das Forças Armadas e as outras entidades utilizadoras desta rede, que foram assim convidadas e aceitaram o convite para participar no exercício. Os procedimentos de interoperabilidade entre utilizadores diferentes, operando nos seus grupos de conversação próprios, exigem a intervenção do Centro de Operação e Gestão Regional (COG-R), que por isso também participou ativamente no exercício. O cenário criado para o exercício assentou no simulacro teórico de uma situação de incêndios florestais ativos ao mesmo tempo em diversas zonas da ilha da Madeira, que obrigaram à intervenção coordenada a vários níveis das diversas entidades participantes no exercício.

O SIGEX LOBO 12, cuja fase de preparação incluiu diversas reuniões de planeamento em maio e junho, teve o seu Distinguished Visitors Day (DVDay) no dia 5 de julho. Este evento contou com a presença dos comandantes das forças militares sedeadas na RAM (Região Autónoma da Madeira), bem como de responsáveis do Serviço Regional de Proteção Civil, da Direção Regional das Florestas, do Comando Regional da PSP e do Comando Territorial do Funchal da GNR, a par de outros convidados civis e militares.

As atividades do DVDay, que tiveram larga cobertura na comunicação social regional, incluíram um briefing sobre o exercício, uma visita à sala de controlo do exercício (EXCON), demonstrações de geolocalização de terminais portáteis SEPURA e de interoperabilidade destes equipamentos com rádios táticos militares P/PRC 425 em montagem veicular, exposição de meios SIRESP e uma visita ao Centro de Operação e Gestão do SIRESP/SICOSEDMA, que se encontra instalado no Comando Operacional da Madeira. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.