31 de julho de 2012

KFOR - Visita do Comandante Operacional Conjunto (COCONJ)

No período de 17 a 20Jul12, o Comandante Operacional Conjunto (COCONJ), TGEN João Nuno Jorge Vaz Antunes visitou o 1BI/KTM/KFOR no Campo Português no Kosovo - Slim Lines. O COCONJ foi recebido pelo Comandante do 1BI/KTM/KFOR, TCOR José Sá, pelo Sénior Português da KFOR, COR António Romero, e pelo oficial mais antigo no Teatro de Operações do Kosovo, COR Porto.

No dia 18Jul12 presidiu à formatura do 1BI/KTM/KFOR, recebendo as honras militares regulamentares em formatura, a que se seguiu a apresentação de cumprimentos por parte de uma delegação da KTM, na sala de brífingues.

De acordo com o programa da visita, o Comandante da KTM conduziu um brífingue, onde foi destacada a atividade operacional da força e a situação atual do Teatro de Operações do Kosovo, após o qual se seguiu uma visita às instalações do Campo de Slim Lines.

Durante a tarde, o COCONJ visitou a Área de Interesse atribuída à KTM, em Mitrovica, e aproveitou para conhecer o local onde a KTM conduziu a operação de remoção de um roadblock em Rudare Sul, no norte do Kosovo, a 01Jun12. Ainda durante o dia 18, foi recebido nas instalações do Quartel-General da KFOR, pelo COM KFOR, MGEN Erhard Drews, e no final do dia houve ainda lugar para um jantar convívio no refeitório geral de Slim Lines, com a presença de todo o Contingente Português e da Comunidade Portuguesa presente no Kosovo.

No dia 19Jul12, deslocou-se novamente ao Norte do Kosovo, à área da ORF, para visitar o OP1, OP2, OP3 e DOG31. Já durante a tarde visitou o Oeste do Kosovo, mais concretamente o antigo aquartelamento PRT/FND na cidade de Klina, o Patriarcado de PEC, onde teve oportunidade de falar com o bispo Ortodoxo Jovan, e por último esteve no Mosteiro de Decani, onde assistiu a uma celebração Ortodoxa.

A visita à KTM e ao Teatro de Operações do Kosovo terminou no dia 20Jul12, após o COCONJ ter assinado o Livro de Honra do 1BI/KTM/KFOR onde manifestou o seu mais sentido apreço pela forma como os militares do Batalhão têm cumprido as suas missões e o desejo da continuação de uma excelente missão. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.