23 de julho de 2012

Madeira - Forças Armadas no apoio às operações de combate aos incêndios

Respondendo a uma solicitação do Governo Regional da Madeira efetuada ao princípio da noite de 18 de julho, o Comando Operacional da Madeira (COM) iniciou imediatamente a coordenação e acompanhamento do emprego dos meios e forças militares das Forças Armadas sedeados na Região Autónoma da Madeira (RAM) com vista à colaboração com o Serviço Regional de Proteção Civil no apoio às operações de combate aos incêndios que deflagraram na RAM.

Durante a noite de 18 de julho foi ativado o Centro de Situação e Operações (CSO) do COM e destacado um Oficial de Ligação do COM no Centro de Coordenação Operacional Regional do Serviço Regional de Proteção Civil. Nessa mesma noite, o COM coordenou o apoio da Zona Militar da Madeira (ZMM) no alojamento temporário de 13 pessoas desalojadas no Regimento de Guarnição n.º 3 (RG3), tendo sido disponibilizadas diversas viaturas militares para o transporte de desalojados da zona dos incêndios para o RG3.

Em 19 de julho uma coluna de viaturas da Unidade de Apoio da ZMM transportou entre o aeroporto da Madeira e o RG3 50 bombeiros, 25 militares do GIPS/GNR e oito elementos do Grupo de Comando da Autoridade Nacional de Proteção Civil, que chegaram à Madeira num avião militar C-130 da Força Aérea Portuguesa proveniente da Base Aérea n.º 6 no Montijo. Durante a tarde, o Comandante Operacional da Madeira, Major-general Tiago Vasconcelos, acompanhou S. Exa. o Ministro da Administração Interna numa visita a estas equipas vindas do Continente, que ficaram alojadas no RG3. Durante a tarde e noite, o COM efetuou a coordenação do emprego de um total de 22 viaturas de transporte de pessoal e táticas, e de 27 militares da ZMM, no apoio ao transporte das equipas de bombeiros e militares do GIPS/GNR que se deslocaram ao terreno em operações de combate aos incêndios. Foi disponibilizado alojamento temporário no RG3 a um total de 99 pessoas desalojadas (30 homens, 47 mulheres e 22 crianças), que pernoitaram no quartel.

Durante os próximos dias e enquanto a situação assim o determinar, o COM irá continuar a responder aos pedidos de apoio do Governo Regional da Madeira.(EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.