18 de julho de 2012

Marinha na Tall Ships Race Lisboa 2012

A Marinha estará presente na Tall Ships Race Lisboa 2012, que decorre em Lisboa no período de 19 a 22 de julho através da abertura ao público do Navio-Escola Sagres e do Navio de Treino de Mar Creoula, assegurando também presença no local com a exposição de meios operacionais, sendo possível participar em várias atividades lúdicas e radicais relacionadas com a Marinha.

O Navio-Escola Sagres e de Treino de Mar Creoula estarão abertos a visitas nos dias 19 e 20 de julho, das 10h00 às 24h00, e no dia 21 de julho, das 10h00 à 01h00, no cais jusante do Jardim do Tabaco. No dia 22 de julho, participarão no desfile naval de grandes veleiros ao longo do rio Tejo, com passagem entre Alcântara e Belém entre as 14h00 e as 15h00, partindo seguidamente em regata com os restantes veleiros para o porto de Cádis.

Os visitantes terão ainda a oportunidade de conhecer e contactar com diversas áreas da Marinha, bem como participar em demonstrações e atividades lúdicas como sendo a escalada, batismos de mergulho, navegar num navio ou pilotar um Helicóptero Lynx em simuladores, e ter contacto com diversos meios e equipamento dos Fuzileiros, Mergulhadores, Escola Naval, Instituto Hidrográfico, Centro de Recrutamento da Armada, Instituto de Socorros a Náufragos e da Polícia Marítima.

O Evento vai ter lugar no novo Cais de Cruzeiros, entre Santa Apolónia e o Terreiro do Paço. A regata Tall Ships Races é organizada com o intuito de manter vivas as tradições dos grandes veleiros, contribuindo para a preservação dos valores e das tradições, permitindo às novas gerações a oportunidade de desenvolverem o gosto e a ligação ao mar através do treino de mar em grandes veleiros.

Os Navios:

A Sagres é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, 3 mastros e armação em barca, tendo sido construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937. Navega, portanto, há 75 anos, 50 dos quais com a bandeira de Portugal. A sua principal missão é assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando as componentes técnica e académica ministradas na Escola Naval. Para além disso e sem descurar o seu principal objetivo, o navio representa a Marinha e o País no estrangeiro, desempenhando o papel de Embaixada itinerante de Portugal.

A Sagres é comandada pelo Capitão-de-fragata Luís Nuno da Cunha Sardinha Monteiro e efetua, no período de 7 de julho a 7 de agosto, a sua 59.ª Viagem de Instrução de cadetes da Escola Naval. Conta, para esta missão, com uma guarnição de 128 militares, a que acrescem 46 cadetes da Escola Naval e 18 cadetes e jovens oficiais estrangeiros, dos seguintes países: Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, EUA, Itália, Marrocos, Moçambique, Polónia, Reino Unido, Tunísia, Turquia e Uruguai.

O Creoula é um grande veleiro de 70 metros de comprimento, 4 mastros e armação em lugre, tendo sido construído em 1937 nos estaleiros da Companhia União Fabril (CUF) na Rocha Conde de Óbidos, no tempo record de 62 dias úteis, juntamente com o seu irmão gémeo Santa Maria Manuela. Dos seus 75 anos, sempre com Bandeira Portuguesa, navegou 50 ao serviço da Parceria Geral da Pescarias como navio de pesca de bacalhau na Terra Nova e Groenlândia, e os últimos 25 como navio de treino de mar, operado pela Marinha Portuguesa. A sua principal missão é, para além do treino de mar, mostrar aos cidadãos portugueses a importância estratégica do mar para Portugal nas diversas vertentes - cultural, ambiental, sócio-económica e segurança e defesa. Apoia a comunidade cientifica em missões especificas e nas suas deslocações ao estrangeiro representa o Estado Português. De referir que neste âmbito já embarcaram no Creoula mais de 15.500 cidadãos.

O Creoula tem uma guarnição de 40 militares e 52 civis, sendo comandado pelo Capitão-de-fragata Nuno Maria d'Orey Roquette Cornélio da Silva. Depois de já ter este ano realizado 4 missões com diversas instituições, vai agora, no período de 18 de Julho a 03 de Agosto, embarcar os jovens da APORVELA e participar na Regata de Grandes Veleiros, passando por Lisboa, Cadiz e Ílhavo. Prossegue de Ílhavo directamente para um périplo pelos Açores com 52 jovens de diversas nacionalidades da Universidade Itinerante do Mar (UIM), regressando a Lisboa a 24 de Agosto.(Marinha)

2 comentários:

  1. Que boa iniciativa e uma excelente oportunidade para visitar o navio! Mas pelo texto não consigo ter a certeza se no Domingo ainda é possível visitar o navio?

    ResponderEliminar
  2. Cara Andreia,

    O Navio-Escola Sagres e de Treino de Mar Creoula, vão estar abertos a visitas nos dias 19 e 20 de julho, das 10h00 às 24h00, e no dia 21 de julho, das 10h00 à 01h00. No dia 22 de Julho(Domingo), os navios já não vão estar abertos a visitas ao público !

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.