13 de julho de 2012

Mostra iconográfica e documental a bordo do Creoula

Estará patente em Lisboa, de 18 a 21 de julho e em Ílhavo de 1 a 6 de agosto de 2012, uma mostra iconográfica e documental a bordo do NTM Creoula a assinalar os 75 anos de existência e 25 como Navio de Treino de Mar entregue à Marinha.

Além do espólio exposto, será possível visualizar filmes e vídeos sobre a sua atividade antes e depois de ser entregue à Marinha. O Navio estará aberto a visitas guiadas. Lançado à água em 1937, o lugre Creoula dedicou as primeiras dezenas de anos da sua vida à pesca do bacalhau, nos mares gelados da Terra Nova e da Gronelândia.

A pesca era praticada da maneira tradicional, à linha, com os pescadores embarcados nos pequenos dóris. Quando esta atividade se tornou menos rentável, devido à concorrência dos arrastões, o Creoula deixou a pesca do bacalhau. Em 1987 foi decidido que o navio voltasse para o mar, como navio de treino de mar, dedicado essencialmente à formação de jovens.

Nesta mostra iconográfica e documental serão exibidos documentos, do espólio do Museu de Marinha e da Biblioteca Central da Marinha, que procuram retratar a atividade do navio, tanto como navio de pesca como na sua função de navio de treino de mar. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.