13 de julho de 2012

Força Aérea em Farnborough

A Força Aérea (FAP) está presente na Farnborough International Airshow 2012, em Inglaterra, com uma aeronave C-295M. Esta também em exposição a plataforma SIFNAV - Sistema de Formação de Navegadores, implementada pela Direção de Engenharia e Programas (DEP) do Comando da Logística da Força Aérea, com a colaboração de militares e civis da Base Aérea Nº6 e da Esquadra 502.

A conceção desta plataforma inovadora nasceu da necessidade da criação de uma "Escola de Navegadores", que tornasse possível a formação e o treino operacional em voo. Esta necessidade originou uma solicitação à DEP para que esta lançasse mãos à obra e conduzisse a sua implementação. Desta forma e de acordo com os requisitos de conceção, a DEP desenhou e materializou o SIFNAV, composto por uma palete, uma consola com 3 postos de instrução, embarcada na aeronave C-295M. O posto de instrução do centro é ocupada pelo Navegador instrutor, sendo os restantes preenchidos pelos Navegadores instruendos. Esta composição torna possível a interação, troca de informação e comunicação, entre ambos, elevando o nível de formação para um patamar superior.

Trata-se de um projeto inovador, cuja construção e operação obedece aos requisitos de certificação de aeronavegabilidade aplicáveis, que a FAP tem em exposição na Farnborough International Airshow 2012, até ao dia 15 de julho. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.