28 de agosto de 2012

Força Aérea - " Busca e Salvamento a 1000 kilómetros da costa"

Ontem, 27 de Agosto de 2012, pelas 07:29 horas, o Rescue Coordination Centre (RCC) das Lajes recebeu indicações para ativar o C-295 de alerta, a fim de realizar uma missão de busca e salvamento a um navio mercante que se encontrava a cerca de 1000 Kms a SW da ilha Terceira, Açores.

A embarcação, M/V ARGYROULA, de 169 metros de comprimento, com pavilhão das ilhas Marshall transmitiu um sinal na frequência de emergência com a sua localização (EPIRB), emitindo mensagens COSPAS-SARSAT, característico de pessoas, embarcações ou aeronaves que necessitam de resgate ou auxílio.

Não sendo possível entrar em contacto com a respetiva embarcação, por volta das 09:00 horas, descolou uma aeronave C-295, da Base Aérea Nº4 (BA4), nas Lages, a fim de localizar, identificar e estabelecer comunicações com a mesma.

Uma vez no local e após reunida informação sobre o navio, RESCUE22 reportou que se tratava apenas de uma falha técnica nas comunicações da embarcação, e que a tripulação não tinha conhecimento da ativação do beacon de emergência.

O C-295, da Esquadra 502, sedeada na Base Aérea Nº6, no Montijo, regressou à BA4 pelas 15:25 horas tendo realizado 06:05 horas de voo. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.