O Navio de Treino de Mar Creoula estará presente de 03 a 05 de Agosto de 2012, em Ílhavo no âmbito do Sea Festival 2012.
Neste período o Creoula estará aberto a visitas ao público no Porto de Aveiro, Terminal norte da Gafanha da Nazaré nos seguintes dias e horários:
Dia 03, sexta-feira, das 10h00 às 15h00;
Dia 04, sábado, das 10h00 às 21h00;
Dia 05, domingo, das 10h00 e as 16h00.
Ílhavo Sea Festival 2012
No ano em que se comemoram os 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo, que se associa ao 75.º aniversário do Creoula, do Santa Maria Manuela e da Sagres, a Câmara Municipal de Ílhavo vai realizar, entre os dias 3 e 6 de agosto, o Ílhavo Sea Festival 2012, que integra um conjunto vasto de ações de índole cultural e desportiva e que conta com a presença de alguns dos mais belos veleiros do Mundo. Esta iniciativa, da responsabilidade da Câmara Municipal de Ílhavo, que conta com o apoio e a colaboração de diversas entidades, vai acolher no Terminal Norte na Gafanha da Nazaré veleiros tão deslumbrantes como os navios Creoula, Santa Maria Manuela e Argus, reunindo assim 34 anos depois a mundialmente conhecida Frota Branca Portuguesa, bem como o Mir, o Alexander von Humboldt II, Dar Mlodziezy, Pelican of London, Guayas; Fryderiyk Chopin, Zawisza Czarny, Johanna Lucretia e Maybe, entre outros.
O Navio de Treino de Mar “CREOULA”
O Navio de Treino de Mar (NTM) “Creoula” é um grande veleiro com 67,4 metros de comprimento, 4 mastros e armação em lugre, construído, em 1937. Navega há 75 anos, sempre com a Bandeira de Portugal.
Em 1987, o Creoula foi transferido para o Ministério da Defesa Nacional, tendo iniciado as missões como Navio de Treino de Mar, sob operação da Marinha, tendo sido nomeado como seu primeiro Comandante o Capitão-de-mar-e-guerra João Manuel Velho da Silva Dias.
O Creoula cumpre atualmente 25 anos ao serviço de Portugal como navio de treino de mar, com a missão de proporcionar a prática marítima quer a candidatos a profissionais do mar, quer a instruendos de treino de mar, quer ainda à preparação da juventude em geral, no desígnio de levar os cidadãos portugueses a conhecer melhor o mar e a terem consciência da importância estratégica que este confere a Portugal, em todas as suas vertentes: social; económica; ambiental; transporte marítimo; desportiva, industrial; turística, energética, bem como na componente de segurança e defesa.
Desde 1987 até 2011, ao longo de mais de 20.000 horas de navegação e mais de 100.000 milhas percorridas, o “Creoula” embarcou mais de 15.000 cidadãos, que, através desta experiência, ficaram com uma maior perceção da dimensão e importância do Mar para Portugal, nas mais diversas vertentes.
O NTM “Creoula” é comandado pelo Capitão-de-fragata Nuno Maria d’Orey Roquette Cornélio da Silva e conta para esta missão com uma guarnição de 43 militares (06 Oficiais, 03 aspirantes a Oficial, 06 Sargentos e 28 Praças). (MGP)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.