27 de setembro de 2012

Comandante da SNMG2 visita o NRP Arpão

O Comandante da Standing Maritime Group 2 (SNMG2) da NATO, o Contra-Almirante Thorsten Kähler, visitou em Toulon no dia 25 de setembro o Submarino Português Arpão, que integra atualmente aquela Força.


A SNMG 2 é uma Força Naval, multinacional, constituída por meios aeronavais de vários países da Aliança Atlântica, que se encontra permanentemente disponível para um amplo espectro de missões NATO, desde exercícios a operações militares reais. O NRP Arpão foi o primeiro submarino português a integrar uma força desta natureza e o primeiro a participar na Operação "Active Endeavour".

A Operação "Active Endeavour" é uma operação da NATO no Mediterrâneo - única ao abrigo do artigo 5º do Tratado do Atlântico Norte -, centrada na campanha internacional de combate contra o terrorismo. Tem como objetivo a condução de operações navais e aéreas, no Mediterrâneo, incidindo na dissuasão, defesa e proteção contra atividades associadas ao terrorismo.

O Arpão vai agora participar no "Noble Mariner" que é o maior exercício aeronaval da NATO, na região do mediterrâneo, e tem como objetivo a certificação operacional da componente naval da "NATO Response Force" para o possível empenhamento em cenários reais, seja em operações de carácter essencialmente militar, operações de apoio humanitário ou assistência a populações civis.

O empenhamento dos novos submarinos em missões desta natureza demonstra a sua capacidade e versatilidade como meio capaz de controlar e defender vastos espaços marítimos. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.