27 de setembro de 2012

Marinha participa no exercício da Iniciativa 5+5 - SEABORDER 12

O NRP António Enes participa no exercício combinado SEABORDER 12, que decorre a Sudoeste de Cádis, a 27 de Setembro, no âmbito da Iniciativa 5+5, com o objetivo de treinar as Forças Armadas envolvidas, e incrementar os níveis de confiança e cooperação entre os países que compõem esta iniciativa, permitindo a troca de experiências e o treino de procedimentos em operações de segurança marítima e salvaguarda da vida humana no mar.



O SEABORDER 12 tem, entre outros, os seguintes objetivos:

• Melhorar a coordenação entre os centros de operações marítimas dos países 5+5;

• Fomentar a troca de informação sobre atividades ilícitas entre os membros da iniciativa;

• Avaliar e melhorar procedimentos de abordagem, inspeção, diversão e transferência de contactos suspeitos;

• Treinar ações e procedimentos de Busca e Salvamento Marítimo;

• Melhorar a cooperação entre os países da iniciativa no que respeita ao tráfico ilegal de armas.


O exercício é composto por duas fases, a primeira designada por CPX (Exercício de Posto de Comando), que decorre entre os dias 25 e 26 de setembro, no Centro de Operações Marítimas da Marinha Argelina, em Argel, e uma segunda fase, no mar, designada por LIVEX (Live Exercise), que decorre dia 27 de setembro ao sul de Rota (Espanha), coordenado pelo Centro de Operações de Vigilância Marítima de Cartagena.

Para além da Corveta António Enes, e de uma aeronave C295M da Força Aérea Portuguesa, o SEABORDER contará ainda com meios navais e aéreos da Argélia, de Espanha e de Marrocos, estando confirmada a presença dos Ministros da Defesa de Portugal, Espanha e Argélia.

A Iniciativa 5+5 é composta por Portugal, Espanha, França, Itália, Malta, Mauritânia, Marrocos, Líbia, Argélia e Tunísia. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.