20 de setembro de 2012

NRP Almirante Gago Coutinho visita Funchal

No período de 20 a 22 Setembro de 2012 o navio hidro-oceanográfico NRP Almirante Gago Coutinho efetuará uma estadia logística no Porto do Funchal.
O Almirante Gago Coutinho é um navio hidro-oceanográfico que assegura, no âmbito das missões específicas da Marinha, atividades relacionadas com as ciências e tecnologias do mar tendo em vista a sua aplicação na área militar, contribuindo também para o desenvolvimento do País nas áreas científica e de defesa do ambiente marinho nos domínios da hidrografia, da cartografia náutica, da segurança da navegação, da oceanografia e da geologia marinha.


As capacidades instaladas fazem do navio uma plataforma de excelência para a Marinha, comunidade científica e instituições de investigação do mar. Equipado com equipamentos modernos, destacam-se os diversos sistemas acústicos de aquisição de dados ao longo da coluna de água e fundo do mar.
Presentemente o navio realiza trabalhos no âmbito do projeto de Extensão da Plataforma Continental, em apoio da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, visando a extensão da plataforma continental portuguesa para além do seu limite atual de 200 milhas.

O NRP Almirante Gago Coutinho é comandado pelo Capitão-tenente Cordeiro de Almeida e tem uma guarnição de 7 oficiais, 7 sargentos, 23 praças e uma equipa de técnicos civis. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.