20 de setembro de 2012

Primeiros voos UAV da plataforma Antex

No âmbito do projeto PITVANT, a Academia da Força Aérea (AFA) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) concentraram, em agosto de 2012, o esforço das suas atividades no sentido de converter uma das plataformas Antex de 150 kg de peso máximo à descolagem, em veículo aéreo não-tripulado (UAV).


Tendo em conta a experiência entretanto acumulada no âmbito do desenvolvimento, implementação e operação de sistemas de controlo em UAV de pequena dimensão (10-20 Kg de peso máximo à descolagem), foi possível realizar aquela conversão num curto período de tempo (cerca de duas semanas), tendo o primeiro voo autónomo deste sistema tido lugar em 21 de agosto, no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, na Ota. Até ao presente realizaram-se mais seis voos autónomos desta plataforma, em que um dos voos teve a duração de quase uma hora, tendo-se acumulado um total de cerca de quatro horas de voo.

O sucesso (no que concerne a facilidade de execução, rapidez e segurança) com que se realizou a conversão e a operação da plataforma Antex como sistema UAV, só foi possível em resultado da experiência entretanto acumulada, ao longo dos três primeiros anos do projeto PITVANT, com a operação de plataformas UAV de menor dimensão, experiência esta que é única a nível Nacional, e comprovadamente reconhecida a nível internacional.

O projeto PITVANT utrapassou, recentemente, a realização de 700 voos autónomos, com um total acumulado de mais de 300 horas de voo, sendo considerado o projeto de investigação europeu, na área dos UAV, com maior atividade neste domínio.(FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.