12 de outubro de 2012

CTSFA recebe Estandarte no Dia da Unidade

Teve lugar, no dia 9 de outubro, na Base Aérea Nº 6 - Montijo - a cerimónia militar comemorativa do 36º Aniversário do Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA), presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General José Pinheiro.

As celebrações iniciaram-se pela manhã, com a presença de individualidades militares e civis, que assistiram à entrega do Estandarte ao CTSFA, símbolo heráldico da Unidade, tendo sido este um dos momentos marcantes da cerimónia.

No decorrer da mesma, o Comandante do CTSFA, Tenente-Coronel Filipe Azinheira, proferiu uma alocução, a qual se seguiu a imposição de condecorações e a visita a uma exposição estática de meios e equipamentos operacionais e instalações do CTSFA.

Esta Unidade tem como missão ministrar cursos de sobrevivência e salvamento individual, incluindo em ambientes de natureza nuclear, radiológica, biológica ou química (NRBQ), bem como ainda nos domínios do reconhecimento e inativação de engenhos explosivos.

No âmbito da sua missão, o CTSFA dá formação não só ao pessoal da Força Aérea Portuguesa, como também a elementos de outros ramos das forças militares ou militarizadas, tais como Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Sistema de Informações da República Portuguesa e Autoridade Nacional de Proteção Civil, ou ainda a forças armadas estrangeiras, nomeadamente, Espanha e Marrocos, Argélia, Tunísia, Inglaterra, Polónia, Hungria, Republica Checa, Lituânia, Bélgica., Dinamarca Eslováquia, Eslovénia, Bulgária Angola Moçambique e Cabo verde. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.