11 de outubro de 2012

NRP ARPÃO – SUCESSO NO EXERCÍCIO NATO NOBLE MARINER 12

Atracou hoje na cidade de Palma de Maiorca o submarino NRP Arpão após ter participado, com assinalável sucesso, no maior exercício aeronaval da NATO, no corrente ano, que decorreu a oeste da Ilha francesa da Córsega, completando mais uma importante fase da sua já longa missão no mar Mediterrâneo.


No decurso deste exercício, o Arpão atingiu o mais elevado nível de integração possível com a força naval a que pertenceu. Desta forma, e considerando o cenário simulado - um estado ribeirinho falhado, envolvido em conflitos internos e externos mas no qual afloram atividades de terrorismo e catástrofe humanitária, o submarino Arpão tomou parte ativa na força naval internacional destacada para a região e cujo objetivo era o controlo e contenção da situação militar e a criação de um clima de segurança, conducente a negociações, e à implementação de resoluções das Nações Unidas que levassem à estabilidade na região.

No final deste exercício, os meios envolvidos, desde o quartel-general em Toulon aos cerca de 40 meios aeronavais empregues, encontram-se certificados para as NATO RESPONSE FORCES 2013, também conhecidas por NRF´s. Estas forças encontram-se na linha da frente da NATO, em caso de necessidade, constituindo-se como a 1ª linha da capacidade de resposta militar da Aliança em caso de crise ou conflito.

O NRP Arpão conta já com aproximadamente 40 dias de missão ininterrupta, depois de ter integrado o grupo tarefa permanente 2 (SNMG2) da NATO no dia 5 de setembro. Desde essa data, e para além da participação no NOBLE MARINER 12, o submarino Arpão participou na Operação Active Endeavour, de combate ao terrorismo no Mediterrâneo - única missão atualmente em curso ao abrigo do artigo 5º da Aliança Atlântica.

Após uma paragem de 4 dias em Palma de Maiorca a SNMG2 e o submarino Arpão vão iniciar nova patrulha no âmbito da Operação Active Endeavour, onde mais uma vez o Arpão realizará missões de recolha de informações, em situações onde a descrição seja um fator relevante. De referir que os sensores que equipam esta unidade naval permitem efetuar recolha discreta de informações desde imagens à assinatura acústica e eletromagnética.

A data de chegada a Lisboa do Arpão é ainda desconhecida, estando dependente da evolução da situação internacional na área do Mediterrâneo. Desde que saiu de Lisboa, já navegou 900 horas tendo percorrido aproximadamente 4000 milhas náuticas. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.