13 de outubro de 2012

KOSOVO - Actividades do AGR I/KFOR

Um novo contingente militar português está no Kosovo. O Agrupamento Índia iniciou a sua missão no dia 13 de Setembro de 2012 com a partida do primeiro voo de sustentação com 48 militares, da Base Aérea do Montijo com destino a Pristina. O Contingente Português ficou completo no dia 26 de setembro com outro voo que levou os restantes 116 militares.

Estes militares portugueses irão, em conjunto com o contingente húngaro, constituir a KFOR Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM) e será uma das reservas que o Comandante da Kosovo Force (KFOR) terá à sua disposição para fazer ocorrer a situações em todo o Kosovo, mais recentemente vocacionada para o Norte do Kosovo. A KTM pode igualmente ser empregue na Bósnia e Herzegovina. Os 164 elementos atingiram a Full Operational Capability (FOC) no dia 02 de Outubro, data a partir da qual estão prontos para cumprir a sua Missão.


FOC - Full Operational Capability


Em Campo de Slim Lines (CSL), Pristina, Kosovo, o exercício da Full Operational Capability (FOC) do Esquadrão de Manobra Portuguesa (BTroop/KTM) materializou-se no final do período de adaptação ao Teatro de Operações (TO) do Kosovo, num cenário que teve por base uma possível operação a ser desenvolvida pela KTM, enquanto Reserva Tática do COMKFOR, nomeadamente em Operações de Controlo de Tumultos (CRC), em resposta a um Roadblock complexo.

Neste exercício de certificação da BTroop, participaram a CCoy (Companhia Húngara) da KTM (OPFOR), o Water Cannon Squad (WCSQ) e Engineer Tank (DEU) e a Tactical Psyops Team (TPT), bem como dois Helicópteros MI 171, da Força Aérea Croata. Estiveram ainda envolvidos no treino e preparação militares Norte-Americanos e Suíços, bem como meios aéreos UH 60 Black Hawk e Super Puma.

De acordo com o cenário planeado e com o objetivo de garantir a liberdade de movimentos (FoM) ao longo do itinerário, foi projetada por meios aéreos uma Quick Response Force (QRF) de escalão pelotão. Com o aumento da escalada de violência, perpetrada pelos protestantes junto ao bloqueio de estrada, foi enviada, via terrestre, o grosso da BTroop juntamente com a TPT. O desenrolar da ação teve lugar ao longo de um itinerário dentro do CSL, tendo a força sido sujeita a um desgaste contínuo ao longo do itinerário, com a colocação de vários obstáculos, sempre com o objetivo de preparar a força para um cenário adverso e o mais aproximado possível dos últimos acontecimentos vividos no TO.

O Exercício foi acompanhado de perto pelo Comando da KTM e pelo seu Staff, por outros elementos do Contingente Português e Húngaro da KTM, entre outros elementos convidados do QG/KFOR e do Multinational Battlegroup-East (MNBG-E).

No final do exercício ficou bem patente o desembaraço, profissionalismo e proficiência da BTroop, e a certeza de que a força está pronta para cumprir as suas missões como reserva táctica do COMKFOR no Teatro de Operações do KOSOVO:


DANCON MARCH

Realizou-se no passado dia 06 de outubro de 2012, a 4ª mítica "DANCON MARCH" deste ano, em Campo NOVO SELO, KOSOVO. A prova contou com a participação de 44 militares portugueses masculinos e femininos da KTM, entre outros militares de vários países que prestam serviço na KFOR, num total de cerca de 610 participantes.

Esta prova foi organizada pelo contingente Dinamarquês no Kosovo, para fazer cumprir a tradição iniciada em 1972 pelo Royal Danish Army. Esta prova é composta por uma marcha de 25 Km, equipados com o seu uniforme e transportando no mínimo de 10 Kg. A prova destina-se a fomentar o espirito de sacrifício, de corpo e desenvolver laços entre foças. Atualmente, esta prova é realizada no Kosovo, Iraque, Afeganistão, Líbano e no Golfo de Áden.

Na classificação final os militares portugueses obtiveram resultados de excelência, conquistando oito dos dez primeiros lugares, com destaque para os três primeiros classificados, Tenente Daniel Silva, 2º Sargento José Pimentel e 1º Cabo Patrício Pereira, que chegaram em conjunto e fizeram o extraordinário tempo de 02h17m, logo seguidos 2 minutos mais tarde pelo Ten João Silva.

Paralelamente à Dacon March foi realizada pela primeira vez a meia maratona, com a participação de duas equipas de militares portugueses da KTM, conseguindo obter também excelentes resultados individuais e o 1º lugar por equipas.


À chegada o Comando da KTM manifestou o seu orgulho e satisfação, felicitando todos os participantes pelo elevado esforço, dedicação e espírito de sacrifício demonstrados, o que em muito contribuiu para a dignificação da participação portuguesa e para coesão e unidade do AGR I/KTM/KFOR. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.