13 de outubro de 2012

COMEMORAÇÕES DOS 180 ANOS DO CERCO À CIDADE DO PORTO

O Museu Militar do Porto deu início às comemorações do 180º do Cerco à cidade do Porto, com a conferência "O Liberalismo e o Cerco do Porto na toponímia portuense", proferida pelo Professor César Santos Silva.


Com esta iniciativa, que será continuada no dia 6 de Dezembro com apresentação das “Lendas do Cerco do Porto” pelo Investigador Joel Cleto, o Museu Militar do Porto pretende criar um fórum de reflexão e de debate de ideias, através da interação entre diversos académicos, fomentando uma ligação estreita entre a instituição militar e a sociedade civil.

Nesta conferência, o Professor César Silva deu a conhecer a origem histórica de algumas ruas do Porto e os acontecimentos históricos que lhe deram nome a forma como o “Cerco à cidade do Porto” e o Liberalismo provocaram a maior mudança toponímica que há memória na cidade do Porto.

Dezenas e dezenas de topónimos com referências ao mundo rural de outrora desapareceram, dando lugar a nomes de militares, batalhas e situações vividas naqueles dois momentos únicos, não só da História do Porto como da História de Portugal. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.