16 de outubro de 2012

Ministério da Defesa denuncia contrato das Pandur

O Ministério da Defesa vai denunciar o contrato das viaturas Pandur para o Exército (que fica com 166) e Marinha (que não recebe nenhuma) e espera conseguir uma indemnização na ordem dos 55 milhões de euros da General Dynamics.

«Iremos apresentar no próximo Conselho de Ministros uma proposta que visa a rescisão do contrato das Pandur», afirmou o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, durante uma audição na comissão parlamentar, numa citação da agência Lusa.

Segundo o Ministério da Defesa, a decisão é sustentada por pareceres jurídicos requeridos pela tutela e foi desenvolvida em articulação permanente com o ramo.

Aguiar-Branco referiu que a denúncia permite terminar com «um impasse que se mantinha desde 2010» com o fornecedor, a General Dynamics, devido a «sucessivos atrasos» na entrega de equipamentos e que na próxima revisão da Lei de Programação Militar irá tentar ser encontrada uma solução alternativa.

De acordo com a tutela, até ao momento foram pagos pouco mais de 233 milhões de euros pela entrega de 166 Pandur ao Exército, havendo 47 ainda a serem alvo de intervenção técnica.

Com a resolução do contrato não haverá lugar ao pagamento dos cerca de 130 milhões de euros devidos pelas 94 Pandur que serão «canceladas» e a Marinha não receberá nenhuma das vinte viaturas anfíbias que estavam previstas.

O Estado português espera ainda poder receber uma indemnização «que poderá rondar os 55 milhões de euros» por parte da General Dynamics. (TVI)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.