27 de outubro de 2012

O Exercício “SILVER SABER” e a KTM

Decorreu de 16 a 18 de Outubro de 2012, em CAMP VRELO training facilities e no Quartel-general da KFOR em FILM CITY, o exercício da KFOR "SILVER SABER" 03/12.


O exercício "SILVER SABER" foi executado em três fases distintas. Em 16 de Outubro decorreu em CAMP VRELO o treino geral das forças participantes com base num cenário em que se pretendeu simular o emprego faseado das várias forças intervenientes em caso de manifestações e tumultos, vulgo Crowd & Riot Control (CRC), desde as forças de primeira resposta, a KP, passando pela EULEX e terminando com o emprego das forças da KFOR, última força na resposta, de acordo com o quadro normalizado de emprego das reservas do COMKFOR.

A 17 de Outubro decorreu no HQ da KFOR (Kosovo Forces) a parte teórica e que foi constituída por apresentações aos key leaders participantes sobre a estrutura da KFOR, a organização, as capacidades e as limitações das subunidades da KFOR, no âmbito do Controlo de Tumultos. Tomaram parte nestas sessões, um representante do Legal Adviser (LEGAD), do Public Avers Office (PAO), do J3 (operation) Enginner (J3Eng), do Medical Adviser) MEDAD e das PSYOPS (Psicologic Operation), que introduziram matérias relativas às suas especialidades na área do Controlo de Tumultos.

Finalmente a 18 de Outubro decorreu a parte prática, em Camp VRELO, iniciada com demonstração dinâmica de escalão pelotão pela KP (Kosovo Police), MSU (Multinational Specialized Unit) e EULEX (European Union Rule of Law Mission in Kosovo). Seguiu-se a condução do exercício propriamente dita, com a apresentação em caixa de areia do cenário ao COMKFOR, e a participação das forças na resolução dos diversos incidentes e situações colocados no âmbito de um cenário de crescendo de violência, intensificação de protestos com a colocação de obstáculos a bloquear os itinerários principais, obrigando ao emprego das várias forças e capacidades da KFOR.

Participaram nesta edição do exercício "SILVER SABER" forças da KP, da EULEX, do MNBG-E, da MSU, MNBG-W, da KTM e da ORF (. Estiveram presentes no local mais de 500 militares.

No final assistiu-se a uma exposição estática de materiais, equipamentos, armamento e viaturas empregues em ações de CRC.

O exercício "SILVER SABER" tem por finalidade treinar as forças da KFOR em operações de CRC, e possibilitar aos key leaders e elementos do Estado-maior um maior contacto com as capacidades, possibilidades e limitações das forças da KFOR.

A KTM participou neste exercício com a Charlie Coy (Hungria) e um pelotão da BravoTroop (Portuguesa). A KTM teve um papel de relevo no planeamento, na organização e na execução deste exercício, tendo sido a unidade responsável pelo desenvolvimento do cenário, pela coordenação e condução das forças participantes e por toda a parte prática do exercício, fruto da sua experiência e liderança em operações de CRC.

O exercício saldou-se por um retumbante sucesso, tendo sido alcançados todos os objetivos propostos. No final do exercício o COMKFOR enalteceu e agradeceu a todos participantes os bons resultados alcançados, ressaltando o papel da KTM no planeamento e na execução desta edição do "SILVER SABER". (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.