14 de novembro de 2012

89º Aniversário da Liga dos Combatentes

Em 11 de Novembro de 2012 a Liga dos Combatentes com o apoio do Estado-Maior General das Forças Armadas organizou as comemorações acima mencionadas no Forte do Bom Sucesso em frente ao Monumento aos Mortos do Ultramar. As cerimónias foram presididas pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Esteves Araújo e contaram com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional Dr. Braga Lino em representação do Sr. Ministro da Defesa Nacional.
O programa iniciou-se com as alocuções alusivas ao ato pelo Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes – General Chito Rodrigues, pela entidade convidada para orador, o Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública - Superintendente Valente Gomes, com o tema “Participação da Polícia de Segurança Pública nas Operações de Manutenção da Ordem e da Segurança Pública no ex-Ultramar Português e nas Operações de Paz” e pela Alta Entidade que presidiu às cerimónias o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas – General da Força Aérea Luís Evangelista Esteves Araújo. Seguiu-se a imposição de condecorações a elementos que prestam serviço na Liga e nos seus Núcleos e o descerramento duma placa de homenagem a combatentes das Forças de Segurança que morreram em Angola em 1961.
Seguiu-se a Homenagem aos Mortos pela Pátria com a deposição de flores pelas entidades oficiais e associações de combatentes com os toques de silêncio e alvorada e finalizando com o Hino da Liga. Por último seguiu-se o desfile das forças em parada, constituídas por uma Guarda de Honra, formada por uma companhia a três pelotões, um de cada Ramo, com Estandarte Nacional e Banda com requinta. As cerimónias terminaram com uma visita ao Forte do Bom Sucesso e às exposições nele patentes e com a assinatura do Livro de Honra da Liga pelos Chefes dos Ramos.
O discurso do Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes após os agradecimentos pela presença de tão ilustres convidados, dirigiu-se à memória dos que caíram pelo seu amor à Pátria, evocando os feitos do soldado português do século XX e XXI, que constituem um exemplo para aqueles que hoje servem Portugal nas Forças Armadas e Forças de Segurança. O Presidente da Liga referiu que “Forças de Segurança que hoje vamos homenagear ao convidar o Diretor Nacional da PSP para proferir uma alocução sobre a participação dessa Policia nas Operações de Manutenção da Ordem e da Segurança no ex-Ultramar Português e atualmente nas Operações de Paz nos vários territórios onde tem atuado, para além de descerrarmos uma placa com o nome dos seus mortos caídos na guerra do Ultramar em ações de combate no apoio às Forças Armadas e de inaugurarmos no Museu do Combatente um espaço museológico dedicado à PSP, que se juntará aos já existentes, da Marinha, do Exército, da Força Aérea e da GNR.” (L.C)

3 comentários:

  1. Pura demagogia e grande hipocrisia destas cabecinhas pensadoras! Os COMBATENTES carenciados,continuam votados ao ostracismo!!!

    ResponderEliminar
  2. A Capital do Norte(mui nobre,sempre leal,invicta Cidade do Porto), não tem um monumento/memorial,aos Combatentes da guerra do ultramar, mas todas as madrugadas,sem pompa e/ou circunstância,há três veteranos(pára,fuzo e ranger),que prestam homenagem aos camaradas tombados em combate!

    ResponderEliminar
  3. É esta a ditosa Pátria minha amada!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!/!?!?

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.