22 de novembro de 2012

Força Aérea nas Jornadas ID&I de Defesa

A Força Aérea participou, no dia 21 de novembro, nas Jornadas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I) de Defesa, que decorreram na Academia Militar - Amadora, com o objetivo de promover a colaboração e a criação de sinergias entre as entidades da Defesa, com capacidade de actuação no sector ID&I.

A iniciativa colocou em destaque vários projetos desenvolvidos pelos Ramos das Forças Armadas, entre os quais, os projetos: PITVANT , SHERLOC e SIFNAV, da Força Aérea.

O PITVANT desenvolve a tecnologia, sistemas e conceitos de operação, de aeronaves militares não-tripuladas. Por seu lado, o projeto SHERLOC consiste na investigação, desenvolvimento e teste funcional de ferramentas avançadas para o diagnóstico da integridade estrutural de componentes em materiais compósitos de aeronaves de asa rotativa. Outro dos projetos em destaque, o SIFNAV, tem por objetivo a formação operacional de navegadores. O sistema, que comporta duas consolas embarcadas na aeronave C-295M, inclui software de navegação e fornece dados para as atividades de instrução em voo, permitindo a comunicação entre instrutor - tripulação - alunos e uma maior capacidade orgânica de formação em contexto operacional.

Através de apresentações e de uma exposição, os participantes puderam ver e conhecer de perto estes projetos, bem como as suas valências para o desempenho de um leque variado de missões.

As Jornadas de ID&I de Defesa contaram com a presença do Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, bem como dos Secretários de Estado das diferentes áreas envolvidas neste sector e altos representantes de instituições nacionais, e internacionais, nomeadamente o Chief Scientist da NATO. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.