22 de novembro de 2012

KTM Cross Training com MNBG-East

Decorreu nos dias 29 outubro, 01 e 02 de novembro de 2012, uma sessão de cross training no âmbito do Crowd and Riot Control (CRC) entre o Kosovo Tactical Maneuvre Battalion (KTM) e o Multinational Battle Group East (MNBG-E).

O primeiro dia foi dedicado a brífingues aos Comandantes de Companhia e de Pelotão, de ambas as forças. Estes brífingues visaram dar a conhecer a constituição, missão, organização de CRC, capacidades e limitações da KTM, bem como o programa de treino. Foi, ainda, dada oportunidade aos participantes para tomarem contacto com os equipamentos, armamento e viaturas empregues pela KTM, através de uma exposição estática de materiais. Este dia de atividades terminou com uma visita a Camp Slim Lines, com especial atenção às áreas de treino e instrução.

Os dias 01 e 02 de novembro foram os dias dedicados ao treino cruzado (cross-training), propriamente dito, onde todos os militares de ambas as forças tiveram oportunidade de treinar em conjunto as técnicas, táticas e procedimentos (TTP) no âmbito do CRC. De manhã do dia 01 foram treinadas as tarefas e técnicas individuais, enquanto na parte da tarde executaram-se movimentos e formações estáticas e dinâmicas. No dia 02 de novembro durante a manhã ao treino das técnicas de reação a agentes incendiários (cocktail Molotov), técnicas de utilização da viatura canhão de água e execução de tiro real com shotgun com munições de borracha. De tarde, foi executado um exercício conjunto de CRC, onde as subunidades puderam pôr em prática todos os conhecimentos treinados anteriormente.

No final das atividades foi realizado um After Action Review (AAR) com o objetivo de identificar os fatores positivos e aspetos a melhorar, onde participaram os Key Leaders de todas as forças intervenientes no cross-training e no exercício, com destaque para a participação do Comandante da KTM, TCor CAV José Talambas e do Comandante do MNBG-E, Coronel US Army, Waymon Storey.

No final da AAR, a ação de cross-training foi considerada um sucesso e extremamente importante para o cumprimento da missão de ambas as forças. Ficou também agendado a continuação e intensificação destas atividades de cross-training, não só com o MNBG-E, mas também com as outras forças no TO, com as quais a KTM poderá ser empregue, no âmbito da sua missão como Reserva Táctica da KFOR.(EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.