21 de dezembro de 2012

ATRIBUIÇÃO DO TOPÓNIMO REGIMENTO DE COMANDOS A AVENIDA NA AMADORA É «MANIFESTAÇÃO COLECTIVA DO APREÇO»


O Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino, afirmou que a atribuição do topónimo Regimento de Comandos a uma praça e avenida no Concelho da Amadora é «uma manifestação coletiva do apreço que o Concelho e a cidade nutrem por esta unidade militar, que continua vivamente ligada à história desta região».

Na cerimónia de descerramento da placa toponímica da Avenida Regimento de Comandos, o Secretário de Estado referiu que esta manifestação «resulta dos fortes laços institucionais, de cooperação e de amizade estabelecidos durante a permanência do Regimento nesta cidade, para cuja promoção e aprofundamento todos os militares que nele serviram deram o seu contributo».

Destacando o papel relevante que estes militares tiveram na Guerra do Ultramar, pelo seu «elevadíssimo grau de resistência física e mental», Paulo Braga Lino relembrou os múltiplos reconhecimentos atribuídos pelo Estado Português que «em diversas ocasiões distinguiu o Regimento com as mais altas condecorações nacionais».

Instalado na Amadora, o Regimento de Comandos, criado a 1 de maio de 1975, teve, em muitos momentos da história, «uma participação na defesa da legitimidade democrática, contribuindo, com tal atitude, para a consolidação definitiva da democracia e da liberdade em Portugal e para o reforço das instituições democráticas».

Em 2004, realizou a sua primeira missão no exterior em Timor-Leste. Desde 2005 já passaram pelo Afeganistão cerca de 1200 comandos, operando como Força de Reação Imediata do Comandante da Força Internacional de Assistência à Segurança no Afeganistão e como Força de Proteção do Contingente Nacional naquele território.

Para o Secretário de Estado, «a sua conduta, rigor de procedimentos e grau de preparação muito têm dignificado as Forças Armadas e Portugal, granjeando respeito e admiração de diversas entidades nacionais e estrangeiras, sendo inúmeras vezes efetuadas referências públicas nesse sentido».(MDN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.