25 de dezembro de 2012

Mensagem de Natal e Ano Novo do GEN CEMGFA

A ÉPOCA NATALÍCIA ESTÁ À PORTA E, COM ELA, POR TRADIÇÃO, OS VALORES DA FAMÍLIA, DA SOLIDARIEDADE, DA PARTILHA E DA AMIZADE REVESTEM-SE DE ACRESCIDO SIGNIFICADO.

É UM PERÍODO DE REFLEXÃO E, DE CERTA FORMA, UMA OPORTUNIDADE PARA FAZERMOS UM BALANÇO.

NESSE SENTIDO, DIRIJO-ME A TODOS OS MILITARES, MILITARIZADOS E FUNCIONÁRIOS CIVIS QUE PRESTAM SERVIÇO NAS FORÇAS ARMADAS, PARA, UMA VEZ MAIS, MANIFESTAR O RECONHECIMENTO PELA FORMA DEDICADA, EXEMPLAR E COMPETENTE COMO TÊM CUMPRIDO AS MISSÕES QUE NOS ESTÃO ATRIBUÍDAS.

NUM MOMENTO DA VIDA NACIONAL, PARTICULARMENTE DIFÍCIL, OS HOMENS E AS MULHERES QUE PRESTAM SERVIÇO NA MARINHA, NO EXÉRCITO E NA FORÇA AÉREA, COMO EXPECTÁVEL, TÊM CORRESPONDIDO CABALMENTE AOS DESAFIOS, COM UMA INQUESTIONÁVEL ENTREGA E ELEVADO ESPÍRITO DE MISSÃO, NUMA ATITUDE QUE, ALIADA AOS VALORES DA CAMARADAGEM, DA DISCIPLINA E DA CONDUTA, MUITO HONRA A NOSSA INSTITUIÇÃO E O NOSSO PAÍS, CREDITANDO-NOS COMO EXEMPLO NA PÁTRIA QUE JURÁMOS SERVIR.

COMO CHEFE DO ESTADO-MAIOR-GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS, OS MEUS PRIMEIROS PENSAMENTOS E PALAVRAS VÃO PARA OS MILITARES QUE, NO CUMPRIMENTO DOS SEUS DEVERES E OBRIGAÇÕES, DECORRENTES DA CONDIÇÃO MILITAR, QUE ABRAÇARAM, FICAM PRIVADOS DE CELEBRAR O NATAL NO ACONCHEGO DAS SUAS CASAS E DOS SEUS FAMILIARES E ENTES QUERIDOS, CUMPRINDO, NOS TEATROS DE OPERAÇÕES DO AFEGANISTÃO, DO KOSOVO, EM ÁFRICA E EM TIMOR-LESTE, MISSÕES MUITO RELEVANTES PARA A SEGURANÇA COOPERATIVA E PARA O BEM-ESTAR DAS POPULAÇÕES, CONTRIBUINDO, ATIVAMENTE, PARA A CONSOLIDAÇÃO DA PAZ NO MUNDO.

EXALTANDO O VOSSO ESPÍRITO DE SACRIFÍCIO E DE DEDICAÇÃO, A TODOS ENDEREÇO OS MEUS VOTOS DE BOAS FESTAS, PARA QUE, LONGE DAS VOSSAS FAMÍLIAS E DA NOSSA PÁTRIA, ENCONTREM, NA TÃO NOBRE MISSÃO QUE DESEMPENHAM, ALENTO E CONFORTO QUE POSSA, DE ALGUMA FORMA, PRESERVAR EM VÓS O SIGNIFICADO E SENTIMENTO DA ÉPOCA FESTIVA QUE VIVEMOS.

QUERO, IGUALMENTE, SAUDAR TODOS OS MILITARES QUE SERVEM O PAÍS COMO ADIDOS MILITARES JUNTO DAS EMBAIXADAS DE PORTUGAL EM DIVERSOS PAÍSES OU EM MISSÕES DE COOPERAÇÃO MILITAR, EM QUARTÉIS-GENERAIS E, EM REPRESENTAÇÕES MILITARES INTERNACIONAIS, DE CUJAS AÇÕES DEDICADAS, RESULTA, TAMBÉM, UM SERVIÇO RELEVANTE A BEM DA PAZ E DA SEGURANÇA INTERNACIONAL.

NESTA MENSAGEM, QUERO IGUALMENTE MANIFESTAR O MEU SENTIDO RECONHECIMENTO E HOMENAGEM POR TODOS AQUELES QUE, NO CUMPRIMENTO DO SEU DEVER E AO SERVIÇO DOS MAIS ALTOS DESÍGNIOS DA NOSSA NAÇÃO, SACRIFICARAM A VIDA OU FICARAM INCAPACITADOS.

ESTA ENTREGA MERECE A NOSSA REFLEXÃO E, NESTA ATITUDE, GUARDARMOS UM EXEMPLO QUE NOS DEVE GUIAR NA NOSSA DEDICAÇÃO AO SERVIÇO E À MISSÃO.

PARA ELES E SEUS FAMILIARES, A DEVIDA HOMENAGEM E A SAUDADE SENTIDA DAS FORÇAS ARMADAS, NA CERTEZA DE QUE A SOCIEDADE PORTUGUESA, POR INTEIRO, PARTILHA ESTES SENTIMENTOS.

QUERO AINDA, DEDICAR, UMA PALAVRA ESPECIAL À FAMÍLIA DAS FORÇAS ARMADAS NO SEU TODO, E QUE, NO MEU SENTIR, É CONSTITUÍDA PELOS MILITARES, MILITARIZADOS, FUNCIONÁRIOS CIVIS E RESPETIVOS FAMILIARES, QUER ESTEJAM NO ATIVO, NA RESERVA OU NA REFORMA. A TODOS SAÚDO, POR IGUAL, E MANIFESTO OS MEUS VOTOS AMIGOS E FRATERNOS DE BOAS FESTAS, NA ESPERANÇA DE QUE OS TEMPOS VINDOUROS SEJAM PLENOS DE PAZ, SAÚDE, E FRATERNIDADE.

AOS MILITARES, MILITARIZADOS E FUNCIONÁRIOS CIVIS NO ATIVO, QUERO AFIRMAR, CLARAMENTE, QUE AS CIRCUNSTÂNCIAS ECONÓMICAS E FINANCEIRAS QUE O PAÍS E O MUNDO VIVEM, CUJOS EFEITOS TAMBÉM SE FAZEM SENTIR NAS FORÇAS ARMADAS, TÊM TORNADO OS TEMPOS DIFÍCEIS, IMPONDO-NOS, POR ISSO, RESPOSTAS PRONTAS E QUALIFICADAS, QUER AO NÍVEL EXTERNO, QUER INTERNO, COM ESPECIAL DESTAQUE PARA O QUADRO DAS ALIANÇAS EM QUE NOS INSERIMOS, MAS TAMBÉM, NA RACIONALIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS E NA GESTÃO CRITERIOSA DOS RECURSOS DISPONÍVEIS.

O ANO NOVO QUE SE AVIZINHA NÃO SERÁ MUITO DIFERENTE DAQUELE QUE ESTÁ PRESTES A TERMINAR; SERÁ, PORTANTO, UMA VEZ MAIS, DE TRABALHO ÁRDUO.

PORÉM, ESTOU CONVICTO DE QUE É, PERANTE ESSE TIPO DE DESAFIOS QUE O VALOR E A GRANDEZA DOS HOMENS E DAS INSTITUIÇÕES SE MANIFESTAM, PRINCIPALMENTE, NA FIRMEZA COMO OS ENFRENTAM E NA DETERMINAÇÃO COM QUE OS SUPERAM.

CONTO, POR ISSO, COM O VOSSO APOIO, E DEDICAÇÃO, COMO SEMPRE CONTEI, PARA QUE AS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS, QUE SERVEM PORTUGAL E OS PORTUGUESES, CONTINUEM A SABER RESPONDER ÀS RESPONSABILIDADES QUE LHES SÃO INERENTES, COM O MELHOR DA SUA CAPACIDADE, DISCERNIMENTO, SERENIDADE, DETERMINAÇÃO E, FORTE SENTIDO DE RESPONSABILIDADE E DE MISSÃO.

PELA MINHA PARTE, CONTINUAREI A PUGNAR PELA COESÃO, DISCIPLINA E ESTABILIDADE DAS FORÇAS ARMADAS, CONFIANTE NO PROFISSIONALISMO, DEDICAÇÃO E COMPETÊNCIA DEMONSTRADOS POR TODOS OS QUE SERVEM SOB O MEU COMANDO E NOS TRÊS RAMOS DAS FORÇAS ARMADAS, SENDO-ME GRATO RECONHECER QUE, O ELEVADO SENTIDO DA MISSÃO DOS HOMENS E DAS MULHERES QUE NELAS SERVEM, TEM SIDO UM CONTRIBUTO INESTIMÁVEL PARA A CREDIBILIZAÇÃO DO SEU PRODUTO OPERACIONAL, INTRA E ALÉM-FRONTEIRAS.

TERMINO, FORMULANDO OS MELHORES VOTOS DE UM SANTO NATAL E DE FELIZ ANO NOVO A TODOS OS OFICIAIS, SARGENTOS, PRAÇAS, MILITARIZADOS E FUNCIONÁRIOS CIVIS DO ESTADO-MAIOR-GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS, DA MARINHA, DO EXÉRCITO E DA FORÇA AÉREA, NATURALMENTE EXTENSIVOS ÀS SUAS DIGNÍSSIMAS FAMÍLIAS.

ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS, 20 de DEZEMBRO de 2012



Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.