17 de janeiro de 2013

168º Comité Militar de Chefes de Defesa da NATO

O CEMGFA, General Luís Araújo, encontra-se em Bruxelas a participar no primeiro Comité Militar de Chefes de Defesa (CHOD) da NATO (168Th NATO Chiefes of Defence Meeting) de 2013.

A reunião presidida pelo Presidente do Comité Militar da NATO, General Knud Bartels, conta com a participação do Supreme Allied Commander Europe (SACEUR), o Almirante James Stavridis, e doSupreme Allied Commander Transformation (SACT), o General Jean-Paul Paloméros,.

Os principais temas a serem abordados são os seguintes:
Transformação da NATO após 2014;
O Afeganistão
Parcerias.


O inicio do evento contou com o encontro com os parceiros dos Países de Diálogo do Mediterrâneo. Na segunda sessão, será abordado o Afeganistão, onde o Comandante da Força Internacional de Assistência à Segurança Afegã (ISAF), o General John Allen, dará a conhecer à NATO e aos seus parceiros, a atual situação vivida no Afeganistão e o progresso da transição para a liderança da segurança Afegã. Posteriormente, o Comité Militar será actualizado no desenvolvimento do planeamento das missões de treino, aconselhamento e auxílio às forças de segurança afegãs, para 2014.

Os Chefes Militares de Defesa da NATO discutirão ainda, com os Chefes de Defesa da Rússia e dos parceiros Europeus do Atlântico, a cooperação e os desafios emergentes de segurança.

Amanhã, quinta-feira, será a vez do Comité Militar rever o progresso da missão da NATO no Kosovo e outras operações atuais da organização, incluindo o combate à pirataria.

Estão agendadas outras sessões com vista ao estabelecimento de um roteiro coerente para a transformação militar com o "Smart Defence" e a iniciativa do uso de "Connected Forces" como instrumento principal.

O objectivo do evento, com a duração de dois dias, consiste em garantir que as estruturas militares e as capacidades da NATO, permanecem adequadas à finalidade primariamente definida e combinadas para as tarefas essenciais de defesa colectiva, gestão de crises e segurança cooperativa.(EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.