9 de janeiro de 2013

Militares portugueses solidários em Natal Kosovar


No passado dia 20 de Dezembro, os militares do Agr I/KTM/KFOR, deslocaram-se a 3 escolas primárias com o objetivo de, durante a época natalícia, fazer chegar às mesmas o resultado da generosidade dos militares portugueses no Kosovo, bem como de algumas instituições que a estes se associaram. Estas escolas situadas na vila de ALABAK/HALABAK,ShefkiKuleta, URUCICA/TURUCICE, Zahir Pajaziti e BARAINA/BARAINE Zahir Pajaziti, foram escolhidas em primeiro lugar pelo facto de estarem na área de ação dos militares portugueses, e em segundo lugar por se encontrarem fora dos grandes aglomerados urbanos, por isso bastante isoladas da população e com as mais variadas carências, quer ao nível do material de apoio, quer ao nível estrutural.

Assim sendo, nas últimas semanas foram diversas as iniciativas para as quais os militares portugueses puderam contribuir, proporcionando um natal diferente a todos os que das mesmas beneficiaram.

Com o dinheiro angariado, foi adquirido diverso material escolar, bem como algumas guloseimas que conseguiram pôr os olhos daquelas crianças a brilhar. Tudo isto foi incluído num pack individual oferecido a cada uma delas, bem como num outro oferecido aos professores. Foram também oferecidos quadros brancos a todas as escolas, e diverso material escolar de apoio às mesmas.

Com esta acção pretendeu-se em primeiro lugar apoiar a educação destas crianças nas suas necessidades mais básicas, bem como o dia-a-dia dos seus professores. Reconhecemos que a educação e o crescimento cultural são essenciais à paz, bem como à construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Esta acção contou também com a generosidade das paróquias de Amorim e Laúndos na Póvoa de Varzim, bem como do Grande Colégio de Amorim na mesma cidade. No total foram quase 230 quilos de material escolar que foram enviados para Slim Lines, 556 cadernos, 844 lápis, 303 esferográficas, 93 conjuntos de lápis de cor, marcadores, e lápis de cera, 239 borrachas, 152 afias, tubos de cola e rolos de fita-cola, esquadros, réguas, compassos, 299 capas de arquivo, 72 porta lápis e mochilas.

De referir que esta ida às escolas teve um grande impacto na comunidade local, estando presente nas mesmas o responsável pela cultura no concelho que teceu rasgados elogios a esta iniciativa, agradecendo o facto de termos escolhido estas escolas que por norma ficam esquecidas nas ações humanitárias. Esta nossa ida às escolas, foi olhada por isso como um acontecimento cultural muito importante, sendo acompanhada por uma reportagem em áudio e fotografia do gabinete de imprensa do município.

Uma curiosidade nesta visita foi o termos visto numa sala um mapa e, olhando para ele, não podíamos deixar de perguntar se sabiam onde ficava Portugal. Logo uma criança se dirigiu ao mesmo e apontou para a Península Ibérica, não estava longe da verdade, até porque no mesmo o nome que aparecia era Grande Ibéria. Mas o mais importante é que sabia onde ficava Portugal.

Foram também oferecidos, num total de 31 packs de material escolar, aos filhos dos funcionários civis que prestam serviço no Campo de Slim Lines onde nos encontramos, bem como uma oferta a cada um dos funcionários.

Foi por isso uma época que nos proporcionou a oportunidade de ajudar aqueles que mais necessitam. A oportunidade de deixar a marca do soldado português que, mesmo longe de casa, conserva a nobreza da alma, sempre aberto e atento a todos quantos o rodeiam, sempre pronto a ajudar quem mais precisa. Sentimos por isso que esta ação solidária foi um momento importante para aquelas crianças e professores, e enriquecedor para todos quantos nela participaram.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.