17 de fevereiro de 2013

Fragata Vasco da Gama participa em programa de treino da Marinha Espanhola

No âmbito do aprontamento para assumir a função de navio de reserva da Operação ATALANTA a partir de 15 de Março de 2013, a fragata “Vasco da Gama” participa, entre 18 e 21 de Fevereiro, no programa de treino da fragata espanhola “Numancia” que decorre no Golfo de Cádis.

Este treino, que se realiza ao abrigo de um acordo bilateral entre as marinhas de Portugal e Espanha, irá incidir em acções de segurança marítima, mais concretamente, no combate à pirataria, escolta a navios, controlo de emigração ilegal e apoio a navios sinistrados.

Realizar-se-á sob a égide do centro de treino da marinha espanhola, Centro de Valoración y Apoyo a la Calificación Operativa para el Combate (CEVACO), contando também com a colaboração de militares do Centro Integrado de Treino e Avaliação Naval (CITAN), da Marinha Portuguesa.

A operação ATALANTA é uma missão da força naval europeia (EU NAVFOR) para a proteção dos navios do Programa Alimentar Mundial e para o combate à pirataria no Golfo de Aden e na costa da Somália.

A fragata Vasco da Gama foi construída em 1990, nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo, Alemanha), sendo o primeiro dos três navios da classe “Vasco da Gama”.

Desde o seu aumento ao efetivo da Armada, em 18 de Janeiro de 1991, tem representado e defendido o país e os interesses nacionais em vários cenários, designadamente em Angola, mar adriático, Guiné-Bissau, Timor-Leste, mar mediterrâneo oriental e oceano índico (Somália).

A fragata Vasco da Gama é comandada pelo Capitão-de-fragata Ricardo Freitas Braz e a sua guarnição é constituída por 194 militares: 22 oficiais, 50 sargentos e 122 praças. Tem embarcado um helicóptero orgânico e duas equipas de abordagem. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.